O apóstolo Paulo escreveu que nós “não sabemos como orar” porque não oramos “de acordo com a vontade de Deus”. É ai que entra um dos ministérios do Espírito Santo. Ele nos ajuda nessa que é chamada de "nossa fraqueza". Não saber como orar de acordo com a vontade de Deus é, portanto, uma fraqueza nossa; é um dos nossos pontos fracos.
O Espírito Santo nos ajuda orando por nós. Ele "intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus", "com gemidos inexprimíveis". Um pouco antes, o apóstolo tinha dito que a natureza criada geme e nós também gememos, numa clamor por nossa redenção final. Logo, os gemidos se relacionam com este aspecto escatológico do texto e indicam a gravidade do clamor.
Já a parte sobre não sabermos como orar pode ser interpretado como um ensino geral sobre a oração. Nós não sabemos orar de acordo com a vontade de Deus. Este é o ponto. Por esta razão, precisamos da ajuda do Espírito Santo, porque “ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus”.
Quando lemos o texto, pode parecer que Deus espera que nós oremos à nossa maneira, mesmo não sabendo como orar, e então o Espírito Santo irá orar em paralelo, consertando a nossa oração, num modelo de oração em que somos tutelados pelo Espírito Santo, como crianças, ora alcançando o que pedimos, ora tendo nosso pedido negado.
O apóstolo João parece concordar com isto, ao escrever: “se pedimos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouve.” Nós geralmente interpretamos este versículo da seguinte forma: se pedimos de acordo com a vontade de Deus, ele nos dá, mas se pedimos contra a vontade de Deus, ele nos nega. Contudo, não é isso que diz o texto. O texto diz que Deus nem ao menos ouve orações contrárias à sua vontade.
Se nós não sabemos como orar e somente o Espírito de Deus é capaz de orar conforme a vontade de Deus, o óbvio a se fazer é ficarmos calado e deixá-lo orar por nós, através dos nossos lábios. “Orem no Espírito”, escreveu o apóstolo Paulo aos Efésios. Orar no Espirito é o caminho para a oração vitoriosa. Quem ora no Espírito, ora de acordo com a vontade de Deus.