Imputem a si mesmos

May 2, 2025

Pois [Cristo], quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.

Este considerar-se é uma tradução do grego logizesthe, que também pode ser traduzido como: levar em conta. Logizesthe é uma conjugação do verbo logízomai, comumente traduzido como imputar. Imputar, por sua vez, significa: por na conta; creditar; atribuir.

Considerando por onde o verbo transita no grego, a melhor interpretação para este considerar-se passa por seguir na mesma direção que o verbete grego. Considerar-se mortos, em Cristo, portanto, deve ser entendido nesse sentido de imputar a nós mesmos [considerando como nosso] o sacrifício de Cristo Jesus.

No contexto do versículo, imputar o sacrifício de Cristo a nós mesmos é a forma como podemos vencer o domínio do pecado; é a forma como podemos tomar posse e usufruir do que Cristo fez por nós. Nós podemos [e devemos] lutar contra o pecado, mas o que rompe o domínio do pecado não é a luta, é imputar a nós mesmos o sacrifício de Cristo.

Nós devemos lutar contra o pecado, levando isso em conta [imputar]. Sem isso em conta, o pecado vence. Nós rompemos o domínio do pecado em nossa mente, não no braço. Começa na nossa mente, com o considerar-se, e com o auto imputar-se, com o atribuir-se, com o levar em conta, com o auto creditar-se. Se Jesus fez por mim, Deus considera que eu fiz, e eu também devo considerar que fiz.

Este considerar-se e este imputar-se pertence à fé. O sentido não mudaria, se o apóstolo dissesse: creiam que vocês estão mortos para o pecado! Ou, ainda: tenham fé que o pecado não tem mais domínio sobre vocês. Porque quem crê considera que as coisas são como ela crê; quem crê imputa a obra de Cristo a si mesmo, como Deus também o faz.

É por esse motivo que eu considero este um dos mais importantes versículos sobre a fé, mesmo que a fé não seja mencionada expressamente, porque nos revela o que é a fé na prática, e o que podemos fazer para ter mais fé. Devemos considerar as coisas como Deus as considera, em sua palavra. O nosso ponto de vista deve ser o de Deus.