Você pode ter fé

April 24, 2025

Você pode ter fé

Hebreus 4 fala sobre um descanso sabático para o povo de Deus, um descanso das nossas obras, o fim do nosso esforço próprio. E o texto também diz: nós os que cremos, é que entramos nesse descanso. Portanto, esforcemo-nos para entrar nesse descanso.

Se nós entramos no descanso de Deus quando cremos, e o texto nos manda esforçar-nos para entrar nesse descanso,isto significa, basicamente, que devemos nos esforçar para crer, devemos nos esforçar para ter fé.

Não é por força, mas é por força. Não é por obras, mas é por obras. Só não é por nossa força, nem por nossa obra, é por força e por obra do Espírito Santo de Deus. Contudo, somos nós que devemos nos esforçar para crer.

Como escreveu o apóstolo Paulo, eu me esforço conforme a sua poderosa força que atua em mim. O esforço era de Paulo, a força não. Esse é o ponto. A fé é um dom do Espírito, é pelo poder dele, mas o esforço para crer é nosso. O descansar é de Deus, mas o esforço para entrar nesse descanso é nosso.

Jesus disse: Tenham fé em Deus. Este é basicamente um chamado ao esforço, é como se Jesus estivesse dizendo: esforcem-se para crer!

Na verdade, tão impossível quanto mover o monte é ter a fé necessária para movê-lo, mas Deus é o Deus do impossível, e ele pode fazer tanto uma coisa quanto a outra. Deus colocou o Espírito Santo em nós, para nos ajudar a ter fé, para nos dar a força necessária para crer nele e para mover o monte de lugar.

Certa vez, Deus disse a Israel: no arrependimento e no descanso está a salvação de vocês! Mas vocês não quiserem, vocês preferiram procurar a ajuda do Egito. Em outras palavras, em vez de descansar em Deus, diante do perigo eles se desesperaram e fugiram.

Diante do perigo, nós ficamos pálidos porque o sangue flui para as pernas, para facilitar a nossa fuga. Logo, descansar, quando deveríamos fugir, vai contra a nossa própria natureza, requer que subjuguemos o nosso corpo; requer um domínio próprio absurdo; requer um verdadeiro milagre.

Descansar, no caso deles, requeria esforço, requeria combater contra o próprio corpo, enfrentar os próprios sentimentos e vencer o combate. Esta é a nossa luta, essa é a batalha da fé. Uma batalha que não podemos vencer, a não ser pela força de Deus, a não ser pelo Espírito Santo em nós.

Tudo é obra do Espírito Santo, tanto o meio quanto o fim, tanto o querer quanto o poder. Nós tão somente devemos pôr a nossa fé em ação, não por nossa própria força, mas pela força dele. Você pode ter fé.