A importância de entender, perseverar e focar, na parábola do semeador

April 7, 2025

Na parábola do semeador contada por Jesus, nós aprendemos que a palavra de Deus é como uma semente, com potencial para frutificar de cem para um. Para tanto, ela precisa cair em uma boa terra, e esta terra representa o nosso coração.

O objetivo da parábola é nos alertar sobre as coisas que impedem a palavra de gerar frutos no nosso coração. Segundo este ensino de Jesus, três coisas são necessárias para que a palavra gere frutos em nossos corações: entender, perseverar e focar.

🦅Entender

O coração que recebe a palavra, mas não a entende é como o chão batido que recebe uma semente, mas a semente não penetra nele. Isto mostra a importância que Jesus dava para a boa compreensão da palavra.

Aos discípulos a caminho de Emaús, Jesus disse: como vocês tem dificuldade de entender e como demoraram em crer na palavra! Jesus, então, passou a ensinar-lhes a palavra, eles entenderam e os seus olhos foram abertos.

🪨Perseverar

Tem também o coração que se alegra quando recebe a palavra, como a terra seca quando cai a chuva, mas os espinhos desta vida, as tribulações e as perseguições, sufocam a palavra, que é logo abandonada.

O vilão aqui não são as tribulações ou perseguições, porque todos estamos sujeitos a essas coisas, o mal está em permitir que a palavra seja sufocada em nosso coração – dando crédito aos espinhos – e abandoná-la, em vez de nos apegarmos a ela e perseverar.

🌵Focar

Por último, está o coração que recebe a palavra, mas ela se torna infrutífera devido às preocupações desta vida e ao engano das riquezas.

Jesus condena tanto os pobres que vivem preocupados, por não terem dinheiro, quanto os ricos que vivem despreocupados, por terem dinheiro, porque tanto um quanto o outro mostram que confiam no dinheiro e não em Deus.

No fim, tanto uma coisa quanto a outra impedem o evangelho do Reino de gerar frutos em nosso coração, porque tiram o nosso foco do que realmente importa.