O combate da fé

March 26, 2025

Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.

Neste versículo nós aprendemos que a fé é um combate, é uma luta pessoal pela posse do que nos foi prometido. O versículo fala em combater o combate da fé para tomar posse da vida eterna, mas é óbvio que podemos entender este versículo em sentido mais geral.

O ponto a ser destacado é o seguinte: se há um combate da fé para tomar posse da promessa de vida eterna, há, igualmente, um combate da fé para tomar posse de qualquer outra promessa, quer sejam promessas da vida presente ou da vida futura. Mais do que isso, podemos entender que a fé é sempre um combate, é sempre uma luta, é sempre uma batalha.

Por mais que seja um dom do Espírito, e por mais que a fé signifique, também, descansar das nossas obras, isso não muda o fato de que devemos nos esforçar, não por esforço próprio, mas pela força que vem de Deus. A presença do Espírito Santo em nós é a garantia de que teremos a força necessária para vencer esta batalha da fé, pois a nossa força vem dele.

Nossa fé começa por crermos que se nos esforçamos para responder ao chamado de Cristo para combater este combate, nossa esforço não será em vão. Ele lutará por nós, mas nós ainda devemos empunhar o escudo e a espada. Se ainda não vencemos este combate da fé, é porque ainda não nos esforçamos o suficiente, no Espírito.

O combate da fé é um combate contra os inimigos que se interpõem entre nós e a posse da promessa; é um combate contra a dúvida, é um combate contra o medo. É o combate da esperança, é o combate da perseverança, é o combate da confiança. Neste combate, devemos resistir, devemos manter nossa posição e não podemos recuar nem um centímetro.

Por fim, precisamos ter em mente que se trata de uma batalha pela posse, isto é, uma batalha para usufruir, para aproveitar, para viver as bênçãos prometidas por Deus. Você quer viver as promessas? Combata o bom combate da fé!