“Peça‑a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Portanto, não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, uma vez que tem mente dividida e é instável [inconstante] em tudo o que faz.” Tiago 1:6-8 NVI
O inconstante
Este texto nos ensina que a pessoa que duvida não recebe coisa alguma do Senhor, porque tem a mente dividida [duas mentes] e é inconstante em tudo o que faz. Repare que, a luz deste texto, a inconstância em tudo o que fazemos, ou seja, a inconstância na vida, é o motivo pelo qual não recebemos nada da parte do Senhor. Disto inferimos que a pessoa inconstante na fé é inconstante na vida, e vice-versa.
Note que o texto não está falando do incrédulo, mas do crente que ora a Deus com fé, mas duvida no meio do caminho. Este crente tem a mente dividida, porque uma parte dela crê e a outra duvida. Uma hora ele está cheio de planos e projetos, na outra ele está abortando esses planos e projetos, por causa da dúvida e da hesitação. Uma hora ele se vê vencendo, outra hora ele se vê derrotado. Ele escolhe um caminho hoje, para voltar atrás amanhã e, assim, nunca chega a lugar nenhum.
Como diz o versículo, ele é uma pessoa instável em tudo o que faz. Sua palavra, infelizmente, não tem valor, porque ele diz que vai fazer algo, mas faz pela metade. Ele não tem controle sobre as próprias escolhas, porque é boicotado pela sua própria mente. Por ser instável como é, ninguém embarca no seu barco, nem mesmo Deus, porque ele não transmite segurança nem estabilidade. Ele age, na verdade, como se Deus fosse igual a ele, age como se Deus prometesse, mas depois não cumprisse.
Este tipo de pessoa é do tipo “sim sim” e “não não” a que Paulo se refere em sua carta aos Coríntios. Ele escreveu:“Será que faço os meus planos de modo carnal, dizendo ao mesmo tempo ‘sim, sim’ e ‘não, não’?” O apóstolo está querendo dizer que ele não é uma pessoa instável, que volta atrás nos seus planos, e ele tem um bom motivo para ser assim: é porque o Deus a quem ele serve não é instável.
Ele prossegue: “Como Deus é fiel, a nossa mensagem a vocês não é “sim” e “não”, pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, […] não foi “sim” e “não”, mas nele tem sido “sim”; pois, em Cristo, cada uma das promessas de Deus é “sim”.” Deus não é instável, nem tem a mente dividida. Ele é fiel. O que ele fala, ele cumpre. Sempre. Todas as vezes. Para receber dele, precisamos ser como ele.
Precisamos ser estáveis na nossa fé; precisamos crer nele de forma constante. Não podemos crer hoje e duvidar amanhã. Não podemos agir no dia seguinte como se, simplesmente, não tivéssemos pedido nada no dia anterior. O que este texto sugere é que, para sermos constantes na fé, precisamos ser constantes na vida. Precisamos ser pessoas de palavra, que fazem o que planejam; que dominam a si mesmas; e que não tem a mente dividida.
O constante
O texto bíblico tem muito a dizer sobre a pessoa que duvida, mas também tem muito a dizer sobre a pessoa que crê, sem duvidar. Para melhorar a compreensão, façamos um exercício de transpor o texto bíblico para o seu sentido positivo:
“Peça‑a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que crê não é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Portanto, pense tal pessoa que receberá tudo o que pedir do Senhor, uma vez que não tem mente dividida e é constante em tudo o que faz.”
Este versículo, que, muitas vezes, enche-nos de temor, porque condena a dúvida, deveria nos encher de confiança, porque implica em grandes promessas para a fé. Neste texto vemos que a pessoa que crê sem duvidar não é levada e agitada pelos ventos. Em tempos de mar agitado pelas crises da vida, a fé não se agita [não se desespera] e nada contra a maré. A fé nos mantém no curso, rumo ao nosso destino.
Se a pessoa que duvida não está autorizado a pensar que receberá coisa alguma do Senhor, é porque essa autorização pertence à pessoa que crê sem duvidar. Esta sim pode pensar que receberá tudo o que pedir do Senhor. O Senhor que abre um caminho no mar; o Senhor que acalma a tempestade; o Senhor que sustenta os náufragos!
A pessoa que crê sem duvidar é uma pessoa que não tem a mente dividida e é constante em tudo o que faz. É uma pessoa que planeja e cumpre seus planos; que projeta e conclui seus projetos. Todos querem segui-lo, porque se trata de uma pessoa que transmite confiança por cada poro. Ninguém consegue pará-lo, porque Deus anda com ele. As pessoas confiantes são admiradas; são invejadas.
Por ser constante na vida, ele é, também, constante na fé. Seu coração é confiante e não se intimida com nada. Ele leva a sério a sua oração, porque vela por cada palavra que sai de sua boca. O que ele promete, ele cumpre, porque sua palavra é confiável. Ele espelha em Deus a sua confiabilidade, porque se ele é fiel, Deus o é ainda mais. Ele pode falhar, mas Deus não falha jamais.