Vendo o invisível

February 5, 2025

Vendo o invisível

E perseverou [ficou firme], porque via aquele que é invisível.” Hebreus‬ ‭11‬:‭27‬ ‭NVI‬‬

Você quer perseverar na fé? Veja o invisível. No texto de Hebreus está escrito que, pela fé, Moisés abdicou dos tesouros do Egito e preferiu ser maltratado com seu povo, porque contemplava a recompensa. Em seguida, o texto diz que, pela fé, ele saiu do Egito e não temeu a ira do faraó, porque via aquele que é invisível.

Note que o segredo para a perseverança na fé está nos nossos olhos, está em contemplar, com os nossos olhos, o que esperamos, e em olhar para o que não podemos ver. Este “olhar” se confunde com a própria fé, conforme veremos. O texto diz que, pela fé, Moisés suportou o sofrimento, porque olhava para – isto é, porque cria em – uma recompensa maior. Em seguida, diz que pela fé ele não temeu o faraó porque olhava para – isto é, porque cria em – alguém maior.

Neste ponto, o autor de Hebreus está dando um passo adiante no seu conceito de fé. No início do capítulo ele tinha dito que a fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção dos fatos que não se vêem. Usando o exemplo de Moisés, ele nos ensina como alcançar essa qualidade de fé. Nós alcançamos a certeza do que esperamos quando contemplamos, e alcançamos a convicção do que não vemos quando olhamos.

Quando desviamos o olhar do nosso alvo, a exemplo de Pedro, naufragamos na fé. Ele andou sobre as águas enquanto seus olhos estavam postos em Cristo, mas afundou quando desviou o olhar para os ventos. Olhar para Jesus lhe infundiu confiança e ousadia; olhar para os ventos encheu o seu coração de dúvida e medo. Lembre-se disso: nós afundamos quando damos uma espiadela nas adversidades.

Consequentemente, a perseverança na fé vem por meio da perseverança em olhar para o lugar certo e para a coisa certa, ou, para usar as palavras do apóstolo Paulo, vem quando fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê. Com base no exemplo de Pedro podemos dizer que o segredo está em fixarmos o olhar em uma única direção, sem desviar o olhar do alvo em momento algum.