Sobre abençoar pela fé

November 20, 2024

“Pela fé, Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles.”

Este texto é parte do capítulo onze do livro de Hebreus, conhecido como a galeria dos heróis da fé. Nele, o autor nos apresenta uma seleção de grandes feitos que estes heróis realizaram pela fé. O que eu acho interessante, neste trecho em particular, é que estamos falando de um patriarca que realizou muitos outros feitos, mas que foi incluído na galeria dos heróis da fé por ter abençoado seus filhos.

O autor de Hebreus destaca o fato de que essas bençãos foram proferidas pela fé. Pela fé, Isaque abençoou, diz o texto. A exemplo de Isaque, nós também fomos chamados para abençoar. Neste texto de Hebreus nós aprendemos que, para produzir resultado, a benção deve ser proferida com fé.

Eventualmente, pode acontecer de não ser a vontade de Deus abençoar a pessoa que nós queremos abençoar. Isso aconteceu com Isaque. Deus tinha escolhido Jacó antes mesmo dele nascer e Isaque estava em vias de abençoar, pela fé, o filho errado, porque não sabia disso.

O que aconteceu? Deus cuidou de colocar o filho certo debaixo da mão de Isaque, no momento da benção, permitindo que ele fosse enganado pela própria mulher. Pode parecer um gesto de desconsideração, mas é o contrário. É um gesto de valorização da palavra de benção de Isaque. Deus fez o que fez porque valorizava as palavras proferidas pelo seu servo, pela fé.

Assim como Deus não permitiu que Balaão proferisse maldição contra quem ele queria abençoar – fazendo uma mula falar – , de igual modo ele não permitiu que Isaque abençoasse quem ele não queria abençoar. Estes fatos nos ensinam que a ignorância quanto à vontade de Deus não deveria nos impedir de abençoar, porque a benção é proferida pela fé.

Compete a Deus colocar a pessoa certa diante das nossas mãos e fazer acontecer a benção que proferimos. O que Deus não faz é ignorar a benção proferida por seus servos, só porque não é a sua vontade conceder tais bençãos. Não é assim que Deus age. Deus só ignora a benção proferida sem fé. Com essa, ele não se compromete.

‭‭