Pois foi por meio dela [da fé] que os antigos receberam bom testemunho.
Eu vejo o autor de Hebreus como alguém deslumbrado, ou melhor, como alguém maravilhado, com o novo conhecimento que foi revelado a ele sobre a fé. Eu entendo ele, porque eu sou um pouco assim também. O apóstolo Paulo chama esta fé de "a fé que haveria de vir". Para o apóstolo, a fé é um caminho novo, um caminho que antes era desconhecido. Isto não significa que se trata de um caminho nunca antes trilhado. Pelo contrário, muitas pessoas do Antigo Testamento percorreram esse caminho. Foi isso que o autor de Hebreus descobriu e é essa a principal mensagem que ele quis transmitir, ao escrever Hebreus 11. Ele olhou para o Antigo Testamento e percebeu que a fé estava lá, desde o começo, ainda que veladamente; ainda que de forma não expressa. Basta olhar com atenção.
"Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim”, afirma ele. Esta é uma afirmação ousada, porque parece ir além do que dizem as escrituras, mas calma. Ele vai explicar o porquê. "Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas." Ai está o motivo. Se ele foi justificado, foi pela fé. Não há outra forma de justificação, que não seja pela fé em Cristo [ou pela fé em algo em algo que aponta para ele]. O ponto do autor é: O caminho da salvação no Antigo Testamento era o mesmo que no Novo Testamento: a fé. A fé que Abel teve, mas que Caim não teve.
A aceitação de um e a rejeição do outro não teve a ver com o sacrifício, teve a ver com o coração. "Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala", conclui o autor. Abel tornou-se um exemplo para nós. O exemplo de alguém que foi aceito por Deus; de alguém de quem Deus aceitou a oferta. Não basta oferecermos a melhor oferta, precisamos fazê-lo com fé no coração. Devemos adorar a Deus justificados em Cristo, do contrário não seremos aceitos. Abel recebeu bom testemunho, quando Deus aceitou sua oferta. Recebeu testemunho de que tinha sido aceito a Deus. Que nós também possamos receber bom testemunho. A aceitação de Deus é o nosso testemunho.
O autor de Hebreus passa para o próximo exemplo. "Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; 'ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado'. Isto é basicamente tudo o que o Antigo Testamento tem a dizer sobre o arrebatamento de Enoque. Você não vai encontrar escrito em nenhum lugar que Enoque foi arrebatado pela fé. No entanto, a questão se descortina com clareza perante os olhos do autor de Hebreus. Ele diz: "Antes de ser arrebatado [Enoque] recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam."
O silogismo do autor fica especialmente claro nesta passagem: 1) Enoque agradou a Deus; 2) Sem é fé é impossível agradar a Deus; 3) Enoque agradou a Deus por meio da fé. Este é um texto poderoso! A fé de Enoque no meio de uma geração corrompida fez Deus arrebatá-lo antes da hora. Veja onde a fé de Enoque o levou! Você quer agradar a Deus, a este ponto? Você precisa confiar em Deus, precisa crer nele de todo o seu coração. Como disse o autor "quem se aproxima de Deus precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." Não basta crer que ele existe, você tem que crer que ele é bom. Precisa crer há uma recompensa, em buscar ao Senhor. A Bíblia promete isso.
Por fim, oautor de Hebreus passa ao exemplo de Noé. "Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé." A fé caminha junto com a obediência, mas não se confunde com ela. Via de regra, a fé motiva a obediência. Vemos isso no caso de Noé. Noé não foi salvo pela obediência, não foi salvo por sua própria justiça. Ele foi salvo pela fé. Mais uma vez, repetimos a pergunta: como o autor chega a essa conclusão, se as escrituras não dizem isso?
Como eu disse no começo do sermão, agora que o autor de Hebreus entendeu o caminho da fé, ele começou a ver a fé em todos os lugares. Nós também podemos fazer o mesmo, basta olharmos com atenção. O autor reparou que Noé foi avisado de coisas que ainda não se viam e construiu a arca movido por santo temor. O santo temor, neste caso, é a prova que ele creu. A salvação foi oferecida a todos, naquele tempo. Uma arca estava sendo construída. O evangelho foi anunciado. Os conterrâneos de Noé só precisavam fazer uma coisa: crerem. No entanto, quando avisados das coisas que ainda não se viam, eles não creram. Por não crerem, não foram movidos de santo temor. Seguiram com suas vidas, como se nada fosse acontecer. Como disse Jesus, casavam-se e davam-se em casamento, até que começou a chover. Aí já era tarde.
"Foi por meio da fé que os antigos receberam bom testemunho", diz o autor. Que palavra maravilhosa! Neste sermão, eu apresentei três exemplos mencionados pelo autor de Hebreus de pessoas que alcançaram bom testemunho. O que é este bom testemunho? É simples: o bom testemunho de Abel foi a sua oferta ter sido aceita. O bom testemunho de Enoque foi ter sido arrebatado. O bom testemunho de Noé foi ter sido salvo do dilúvio. Estes fatos são um testemunho de Deus, a respeito da fé que eles tinham. Nós também podemos alcançar o bom testemunho de Deus, por meio da fé. Como? O próprio autor de Hebreus nos indica: "Observem bem o resultado do estilo de vida deles [o testemunho que alcançaram] e imitem a sua fé."