O poder da morte

March 16, 2024

Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele [Cristo] também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo.

No livro de Apocalipse, a morte é personificada. Ela e Satanás são lançados juntos no lago de fogo. A bíblia também diz que a morte é o último inimigo a ser derrotado. Aqui, contudo, o autor de Hebreus nos ensina que é o Diabo que tem o poder da morte.

Conciliando os textos, é possível que a morte seja um anjo a serviço de Satanás. No imaginário popular, a morte é um sujeito encapuzado, segurando uma foice.

Veja, ainda que a morte seja algo como um anjo poderoso — ou que seja o próprio Diabo — esse anjo não é onipresente. Ele não consegue estar em toda parte do mundo, onde pessoas estão morrendo, ao mesmo tempo.

A morte tampouco tem um exército para fazer o serviço. Ainda que a Bíblia mencione certos espíritos de enfermidade, não há base para atribuir aos demônios todas as doenças e mortes que ocorrem no mundo.

Digo isto porque a morte não opera apenas no homem, mas em toda a natureza. A morte é um poder em operação no mundo, algo como um vírus diabólico, que vai degenerando toda a criação de Deus. Este poder emana de uma fonte, que no caso é o Diabo, ou algum agente poderoso a seu serviço.

No entanto, é um poder mecânico, não dotado de inteligência e muito menos personalidade. É como um vírus voraz, que vai consumindo tudo o que oncontra pela frente, indiscriminadamente.

Por esta razão, além deste poder “universal” da morte, os demônios também operam no mundo, a serviço do Diabo. Eles fazem, digamos, o serviço personalizado, as ações inteligentes. Deste modo, quer uma pessoa adoeça ou morra de forma “natural”, ou por ação de um demônio ou espírito de enfermidade, em ambos os casos, o poder em operação emanou da mesma fonte: o Diabo.

Muitos cristãos fazem distinção, como se Deus só curasse as doenças causadas por demônios e não as doenças “naturais”. Isso não faz sentido, porque, como estamos vendo, não existe isso de doença natural ou morte natural. O que nós chamamos de doença ou morte natural é causada por esse poder da morte em operação no mundo, que emana de Satanás.

Cristo participou da nossa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo. O Diabo — o causador das doenças e da morte — foi derrotado, na cruz do calvário.

O que antes Satanás e a Morte faziam por direito, agora o fazem em rebelião. Jesus está assentado à direita de Deus, como Rei, até que todos os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés. O último inimigo a ser destruído será a morte.