É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças.
Este é um trecho de um salmo atribuído ao rei Davi, onde ele fala consigo mesmo, sobre os muitos motivos que ele tinha para adorar ao Senhor. Ele diz: Bendiga ao Senhor, ó minha alma, não se esqueça de nenhuma de suas bênçãos! É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças. Eis aí um grande motivo para louvar ao Senhor, não é mesmo? A certeza de que Deus perdoa todos os nossos pecados e cura todas as nossas doenças.
De onde o salmista tirou essa certeza? No Antigo Testamento o Espírito Santo não era de todos; era privilégio de alguns poucos líderes e dos grandes homens de Deus. Davi tinha o Espírito Santo e um dos papéis do Espírito, nós sabemos, é nos ensinar as coisas que Deus tem nos dado gratuitamente. Então, respondendo à pergunta, sobre de onde o salmista tirou essa certeza: ele tirou das promessas de Deus, ensinado pelo Espírito Santo.
Ele também tinha uma compreensão profunda da bondade de Deus, conforme podemos ver neste salmo: “O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor”, escreveu Davi. “Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre; não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades. Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem; e como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões.”
“Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó. A vida do homem é semelhante à relva; ele floresce como a flor do campo, que se vai quando sopra o vento; tampouco se sabe mais o lugar que ocupava. Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno, está com os que o temem e a sua justiça com os filhos dos seus filhos, com os que guardam a sua aliança e se lembram de obedecer aos seus preceitos.”
Davi tinha menos promessas do que nós, mas cria em coisas maiores. No tempo de Davi, o profeta Isaias ainda não tinha nascido, mas é impressionante como a fé de Davi estava plenamente alinhada com a profecia de Isaias 53: “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças.” Nós estamos aqui em pleno 2024 DC tendo que lidar com argumentos falaciosos de que essa é uma benção futura, enquanto em meados de 1000 AC Davi já cria na cura divina de todas as suas doenças.
Ele não apenas cria; ele também vivia essas promessas. No salmo 6, nos deparamos com ele passando por uma enfermidade grave, que resultará em morte se o Senhor não o socorrer. “Misericórdia, Senhor, pois vou desfalecendo! Cura-me, Senhor”, clama ele. Este mesmo Davi, no salmo 30, agradece ao Senhor pela resposta à sua oração. “Senhor meu Deus, a ti clamei por socorro, e tu me curaste. Senhor, tiraste-me da sepultura; prestes a descer à cova, devolveste-me à vida.”
No salmo 38 o encontramos com o corpo ardendo em febre, sentindo-se muito fraco. No salmo 41, o encontramos acamado, sofrendo com o que parece ser uma praga. “Misericórdia, Senhor, cura-me, pois pequei contra ti”, clama ele. Este não é o único salmo em que ele associa a doença ao pecado, por isso não é de espantar que ele use aqui “perdoa todos os seus pecados” junto com “cura todas as suas doenças”.
Nós não podemos lidar com este salmo 103 como se fosse apenas uma canção que Davi escreveu para confessar o que ele cria, porque é muito mais do que isso. Foram palavras que ele escreveu inspiradas pelo Espírito Santo, que se tornaram em promessas para nós. Este salmo não é apenas um louvor de Davi, é também o nosso louvor. Nós podemos louvar ao Senhor porque é ele que perdoa todos os nossos pecados e cura todas as nossas doenças.
Nós podemos agregar a este louvor as promessas que vieram depois. Nós podemos dizer: é Deus que perdoa todos os nossos pecados, porque Cristo levou todos os nossos pecados sobre si; e é Deus que cura todas as nossas doenças, porque Cristo levou todas as nossas doenças sobre si. Se estivermos passando por alguma enfermidade, podemos louvar a Deus como o salmista, porque é ele que cura esta doença em particular, porque Cristo levou todas as nossas doenças sobre si, inclusive esta.