Todas as promessas

January 17, 2024

‭‭Pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus.

No começo de sua carta aos coríntios, o apóstolo Paulo fala sobre ter feito planos de passar em Corinto, planos que não se concretizaram. Em sua defesa, ele diz: “Quando planejei isso, será que o fiz levianamente? Ou será que faço meus planos de modo mundano, dizendo ao mesmo tempo “sim” e “não”?”

Este “sim” e “não” é a deixa para o apóstolo elevar a conversa e abordar questões mais profundas [ele fazia muito isso]. ‭‭“Todavia, como Deus é fiel, nossa mensagem a vocês não é “sim” e “não”, pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, pregado entre vocês não foi “sim” e “não”, mas nele sempre houve “sim”.”

Em Deus não há dubiedade, porque ele é fiel, é o que o argumenta o apóstolo. Deus não diz sim num dia e no outro não, ou sim para um é não para o outro. Pelo contrário, “pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim””, concluiu o apóstolo.

O teólogo Simon J. Kistemaker escreveu:

“Paulo está refletindo sobre as numerosas promessas que Deus já deu a seu povo. Ele sabe que, por fim, todas elas foram e estão sendo cumpridas no Filho de Deus. Repleto das promessas de Deus, o Antigo Testamento aponta para o cumprimento delas em Cristo.”

Consideremos, por exemplo, as maravilhosas bênçãos da Lei registradas em Deuteronômio 28. Elas são inalcançáveis à parte de Jesus, porque estão condicionadas ao cumprimento completo da Lei, "pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente".

A verdade é que estas promessas estavam destinadas à Jesus desde sempre, porque ele foi o único homem que obedeceu à Lei de Deus. No seu caminho de perfeição e obediência, Cristo transitou pela parte boa do Antigo Testamento — por onde ninguém conseguiu caminhar — conquistando todas as promessas para si.

O ponto mais importante, é que desde o começo do discurso do apóstolo sobre o “sim” e “não”, o “sim” é para o crente. Senão, vejamos:

“Nossa mensagem a vocês não é “sim” e “não” [para vocês], pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, pregado entre vocês não foi “sim” e “não” [para vocês], mas nele sempre houve “sim” [para vocês]. Pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim” [para vocês]”.

Em Cristo Jesus, nós os cristãos temos o “sim” para todas as promessas feitas por Deus. Podemos nos aproximar do nosso Pai e pedir ao Senhor por uma determinada promessa, qualquer uma das milhares que ele fez ao longo das épocas, certos de que Deus dirá sim, pois, como ele é fiel, nele há sempre “sim”.

Deus diz sim e nós dizemos amém.