Cair da graça

April 3, 2023

Vocês, que procuram ser justificados pela Lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça.

Os que caíram da graça, nesta trecho, são os crentes que procuram ser justificados pela Lei. São, também, os crentes que abrem mão da fé, como meio de salvação. Quando abrimos mão da fé, separamo-nos de Cristo. Em outras palavras, deixamos de estar em Cristo.

É a fé — e apenas a fé — que nos mantém unidos a Cristo e debaixo da graça. A salvação não está apenas em crer, mas em perseverar [na fé] até o fim. Quando abandonamos a fé, seja para seguir o caminho da Lei, ou por qualquer outra raiz de incredulidade, caímos da graça e nos separamos de Cristo.

Separados de Cristo e caídos da graça nos submetemos novamente ao jugo de escravidão. O apóstolo Paulo escreveu que o pecado não nos dominará, porque não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça. Se caímos desta graça, voltamos a estar debaixo do domínio do pecado.

De igual forma, se é em Cristo — e apenas Nele — que nós somos redimidos da maldição da Lei, separados de Cristo, voltamos a estar debaixo da maldição proferida no monte Ebal, da qual já tínhamos sido libertados e recebemos sobre nós todo o peso da condenação da Lei.

Mesmo os eleitos não estão imunes a cairem da graça. Considerem os israelitas. Eles são eleitos de Deus, a eleição deles é irrevogável e um dia todo o Israel será salvo, segundo a promessa, mas qual é a condição atual deles? Eles são descritos como ramos que foram cortados da oliveira, devido à incredulidade.

Eles estão temporariamente separados, ainda que um dia crerão e serão enxertados, pois Deus é capaz de enxertá-los outra vez. A eleição não está, portanto, em que o eleito não possa separar-se de Cristo e cair da graça, temporariamente. A eleição está no fato de que, no final, a sua condição em Cristo será restaurada.

Se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará a nós, diz o apóstolo. Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado.

Esta condição está presente em outras cartas do apóstolo. Aos Coríntios, ele escreveu que nós somos salvos por meio do evangelho, desde que nos apeguemos firmemente à palavra que nos foi pregada; caso contrário, teremos crido em vão. Aos Efésios ele disse que Deus nos reconciliou pelo corpo de Cristo, mediante a morte, para nos apresentar santos diante dele, desde que continuemos alicerçados e firmes na fé.