O objetivo de Satanás é nos fazer duvidar da palavra de Deus. É nos fazer acreditar que Deus não disse o que ele disse. Tudo isto começou no jardim, quando a serpente tentou Eva. Deus tinha ordenado ao homem algo simples: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá ”.
Então, em um fatídico dia, a serpente se aproximou da mulher, como se não se lembrasse direito o que Deus tinha dito. A serpente perguntou, dissimuladamente: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?” Respondeu a mulher à serpente: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’”.
Então, disse a serpente à mulher: “Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal”. Toda a conversa girou em torno da palavra de Deus, com Satanás tentando convencer a mulher a não acreditar no que Deus disse. E foi assim que a Eva preferiu duvidar da palavra de Deus, acreditar na palavra da serpente e comer do fruto.
Repare como todo o o mal que há no mundo causado pelo pecado começou por meio de um ato de incredulidade… e repare, também, como agora todo o bem que podemos receber de Deus, em Cristo, começa pela fé; começa por darmos crédito à palavra de Deus [o crédito que Adão e Eva não deram]. Todas as coisas são possíveis ao que tem fé. Sem fé é impossível receber coisa alguma da parte de Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus.
Cristo é o autor e consumador da nossa fé. Ele veio como um segundo Adão para acertar onde Adão errou. O ministério de Jesus começa com ele sendo levado ao deserto, para ser tentado pelo Diabo… como aconteceu com Eva e toda a conversa entre Satanás e Cristo girou em torno da palavra de Deus, com Satanás tentando por meio do engano fazer Jesus agir em desacordo com a palavra de Deus. Em todas as ocasiões, Jesus venceu a tentação por meio do conhecimento correto da palavra de Deus.
O Diabo lhe disse: “Se és o Filho de Deus, manda esta pedra transformar-se em pão”. Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’”. O Diabo lhe disse: “Se és o Filho de Deus, manda esta pedra transformar-se em pão”. Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’”. O Diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E lhe disse: “Eu te darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser. Então, se me adorares, tudo será teu”. Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto’”.
O Diabo o levou a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: “Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: “‘Ele dar ordens a seus anjos a seu respeito, para o guardarem; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’”. Jesus respondeu: “Dito está: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’”. Tendo terminado todas essas tentações, o Diabo o deixou até ocasião oportuna.
Nós temos este tipo de diálogo o tempo todo com Satanás, no campo de batalha da nossa mente. Nossa fé é posta a prova e bombardeada o tempo todo e por todos os lados, com toda sorte de mentiras e ameaças. Mudaram os tempos, mas o objetivo de Satanás ainda é o mesmo: nos fazer duvidar da palavra de Deus. Para tanto, existem três grandes mentiras que ele nos conta:
1. Esta passagem significa isto [interpretação deturpada]
Satanás está o tempo todo tentando nos fazer acreditar na interpretação errada da palavra de Deus. Este é um método muito eficiente de transformar a verdade em mentira e tornar a palavra de Deus ineficaz. Para cada época, o maligno tem uma interpretação nova a oferecer, sedutora ao pensamento daquela geração. Satanás é o pai de toda heresia, de todo falso ensino, porque ele é o pai da mentira.
2. Deus disse isso, mas a realidade não é bem assim
Por este método, Satanás busca vender a verdade como mito. Ele apresenta alternativas rebuscadas e "científicas" às verdades bíblicas, desvalorizando a palavra de Deus. Ele tenta vender a palavra de Deus como invenção de homens e faz parecer crendice a fé genuína na palavra de Deus.
3. Não foi bem isso que Deus quis dizer
Por fim, quando Satanás não consegue nos fazer acreditar na mentira, ele passa a tentar nos convencer que a verdade em que cremos é mentira. Ou seja, ele tenta nos convencer que a nossa interpretação na palavra de Deus está errada [quando na verdade está correta].
Eu posso falar com propriedade deste último método, porque eu mesmo dediquei muitos anos ao estudo da palavra de Deus, para me convencer que a palavra de Deus dizia o que ela dizia. Eu devo ter chegado a estudar umas cem vezes ou mais a mesma questão, para chegar sempre à mesma e simples conclusão: que a palavra de Deus diz o que ela diz.
Sempre que eu me propunha a crer na palavra, as mesmas dúvidas voltavam para a minha cabeça: foi isso mesmo que Deus quis dizer? Será mesmo que a sua interpretação está correta? E então eu voltava para a palavra de Deus, para estudar o mesmo tema de outros ângulos, para chegar às mesmas conclusões… até que eu percebi que estava preso a um círculo vicioso, idealizado pelo maligno, cujo objetivo era me oferecer um motivo nobre para justificar a minha incredulidade:
Eu não era um incrédulo, eu era alguém em busca da verdade.
Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.