Porque Timóteo não foi curado?

November 8, 2021

Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades.

Havia uma crença nos tempos do apóstolo Paulo de que o estômago era enfraquecido pelo consumo contínuo de água. O vinho, por outro lado, era considerado remédio. Plutarco prescreve vinho para o estômago. Hipócrates fala de um enfermo que bebe somente água, causando assim graves transtornos para si. Por isso o aconselha a beber um pouco de vinho [assim como Paulo a Timóteo].

Timóteo tinha o costume de beber apenas água, talvez por um ascese [conjunto de práticas e disciplinas caracterizadas pela austeridade e corpo e abstinências diversas] que flertava com a heresia. Um pouco antes, em sua carta, o apóstolo tinha denunciado um falso ascetismo com origem em doutrinas de demônios, e que consistia em proibir o casamento e o consumo de alimentos que, segundo o apóstolo, Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade.

É provável que o vinho estivesse no rol de alimentos proibidos pelos hereges e que este discurso seduzia Timóteo. O apóstolo Paulo, um ferrenho defensor da nossa liberdade em Cristo, diz o seguinte a respeito da proibição de alimentos que estava sendo pregada: "Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração." O apóstolo conclui esta instrução exortando Timóteo a rejeitar o que ele chama de "fábulas profanas e tolas".

No texto em análise, Paulo aconselha Timóteo a não seguir bebendo somente água; mas a tomar também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades [astheneia]. Astheneia é traduzida na bíblia como doença ou como fraqueza física em geral. Um exemplo deste último uso é a conhecida frase de Deus para o apóstolo Paulo: "o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza [astheneia]" [que ninguém se atreve a traduzir como "o meu poder se aperfeiçoa na doença"]. É o contexto, portanto, que define a melhor tradução em cada caso; e talvez a tradução mais indicada na passagem em análise seja “frequentes ataques de fraqueza” [v. Hans Bürki].

O contexto exposto nos ajuda a entender melhor o conselho do apóstolo Paulo, estranhamente diferente do esperado. Não podemos nos esquecer de que este é o Paulo a respeito de quem Lucas escreveu: "Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo, de modo que até lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os enfermos. Estes eram curados de suas doenças, e os espíritos malignos saíam deles."

No entanto, o caso de Timóteo parece ser menos o de uma doença a ser curada, e mais um comportamento desnecessário que precisava mudar e que vinha resultando em debilidade física, na visão do apóstolo. Notem que o apóstolo Paulo tampouco equipara a fraqueza [astheneia] de Timóteo com a sua fraqueza. Paulo se gloriava na sua fraqueza, porque nela se aperfeiçoava o poder de Deus. No caso de Timóteo, por outro lado, a fraqueza deveria ser combatida fortalecendo o corpo como tônico da época.


Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor, segundas chances.