Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
Imagine Jesus no meio da festa judaica das cabanas se levantando e dizendo em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. Segundo o evangelista, com estas palavras figuradas, Jesus estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.
Você descreveria a sua vida espiritual nos dias de hoje como uma vida saciada; uma vida cheia do Espírito Santo? Você sente o Espírito Santo fluindo do seu interior como rios de água viva? Ou você, como o salmista, está sedento de Deus? “Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água.”
Deus certa vez prometeu que derramaria água sobre a terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramaria do seu Espírito sobre nossos filhos, e sua bênção sobre nossos descendentes. Jesus trouxe o cumprimento desta promessa e nos convida a beber do Espírito Santo que ele nos dá, com as seguintes palavras: Quem tem sede venha a mim e beba! Os temos de seca acabaram. Hoje começa um novo tempo de refrigério.
Hoje eu quero ministrar um sermão não muito longo sobre os três passos para ser cheio do Espírito Santo, em três passos. 1. Tenha sede; 2. venha a Jesus; e 3. beba. Simples, não. Mas é esse o convite que Cristo faz. Ser cheio do Espírito Santo deveria ser [e é] tão simples como beber água. Se alguém tem sede do Espírito Santo, basta ir a Jesus e beber dele até saciar-se; até que sua vida espiritual seja revigorada e venham tempos de refrigério.
“Se alguém crê em mim, do seu interior fluirão rios de água viva”, disse Jesus. Se nós bebemos de Jesus quando cremos nele, crer em Jesus deveria ser [e é] algo tão simples como o ato de beber água. Você pode crer em Jesus, tão facilmente como você bebe água. Você tem sede, você vem a Jesus, você bebe e se sacia. Em outras palavras, você deseja o Espírito [como o salmista], você crê em Jesus e é cheio.
Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor, segundas chances.