Que lhes seja feito segundo a fé que vocês têm

September 10, 2021

Saindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, clamando: “Filho de Davi, tem misericórdia de nós!” Entrando ele em casa, os cegos se aproximaram, e ele lhes perguntou: “Vocês crêem que eu sou capaz de fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor!” E ele, tocando nos olhos deles, disse: “Que lhes seja feito segundo a fé que vocês têm!” E a visão deles foi restaurada. (Mt 9.27–30)

Aqueles homens foram após Jesus clamando por misericórdia, porque queriam ser curados da cegueira, motivados pelo testemunho dos outros que tinham sido curados antes deles, por aquele a quem chamavam de filho de Davi [o que, para um judeu, era o equivalente a chamá-lo de Cristo].

Jesus lhes perguntou se eles criam que ele era capaz de curá-los, uma pergunta retórica a primeira vista, considerando que era óbvio para todos os presentes — e particularmente para Jesus — que aqueles cegos estavam ali porque acreditavam que ele poderia curá-los.

No entanto, aqui encontramos Jesus querendo ouvir, da boca deles, uma espécie de confissão pública da fé que eles tinham Nele. Não uma confissão pública sobre quem ele era, mas uma confissão pública no que ele poderia fazer por eles. A questão não era se eles criam que Jesus era o Cristo, a questão era se eles criam que o Cristo poderia curá-los naquele exato momento.

"Sim, Senhor!" confessaram eles. Ou seja: "Sim, Senhor! nós cremos que o Senhor pode nos curar." Feita esta confissão pública de fé, Jesus impôs a mão sobre eles e lhes ministrou a cura, dizendo: “Que lhes seja feito segundo a fé que vocês têm!”

É importante notar que a cura e a salvação são bençãos que fluem de uma mesma fonte, a saber, do sacrifício de Cristo na cruz do calvário, no entanto são bençãos alcançadas individualmente nas escrituras, como sacramentos distintos. As pessoas não são salvas ao crerem para serem curadas, nem são curadas ao crerem para salvação.

Se existe uma regra nas escrituras é que cada bênção decorrente da redenção que há em Cristo Jesus são alcançadas uma a uma, mediante fé e confissão individuais. Elas não são automaticamente recebidas, quando cremos para salvação. Isto vale, inclusive, para bênçãos que normalmente deveriam ser recebidas no momento da salvação, como o batismo com o Espírito Santo.

Existem cristãos enfermos, assim como existem cristãos não batizados pelo Espírito Santo [ou cheios do Espírito Santo, se você preferir], porque ainda não foram até Jesus para serem curados ou para serem cheios do Espírito Santo, por dois motivos.

Primeiro porque o evangelho não chegou até eles em sua forma plena [por desconhecimento ou falso ensino] e, segundo, porque essas bênçãos não foram ministradas sobre eles como sacramentos vivos [mais do que simbólicos], por imposição de mãos, como acontecia no tempo apostólico.

Todas essas bênção estão ao nosso alcance, no tempo presente, se crermos em Jesus. Precisamos evoluir a nossa fé que começou com uma fé em quem Jesus é, para uma fé no que ele pode fazer por nós. "Você crê que eu posso fazer isto?" é a pergunta de Jesus. Crê que eu ainda posso curá-lo? Crê que eu posso enchê-lo do Espírito Santo?

“Que lhe seja feito segundo a fé que vocês têm!”

Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.