De volta ao vale dos ossos secos

July 26, 2021

A visão do profeta Ezequiel do vale de ossos secos é uma profecia de derramamento do Espírito Santo inicialmente sobre uma nação, mas que viria a se cumprir de forma universal em Pentecostes. Os ossos secos representam aqueles sobre quem seria derramado o Espírito Santo, no caso os israelitas, porque a promessa era para eles.

No entanto, uma vez que a promessa se tornou universal, aquele vale de ossos representa, também, os mortos pela ausência do Espírito em todos os tempos. Representa a igreja do Senhor, que no passado teve vida, mas que definhou e morreu pela ausência do Espírito Santo e que precisa, com urgência, de um avivamento.

Quando o Senhor pergunta ao profeta se aqueles ossos poderiam voltar a viver, ele estava se referindo, também, à igreja contemporânea. E quando o Senhor manda ele profetizar aos ossos secos, ele está profetizando, também, à igreja dos nossos dias. E quando o Senhor manda ele profetizar ao Espírito Santo, para que venha trazer vida aqueles corpos mortos, ele está se referindo à igreja dos nossos dias também.

Eu digo que é uma profecia para a igreja e não para as nações, porque é sobre avivamento, sobre voltar à vida. O Espírito Santo veio simbolicamente sobre aqueles corpos mortos, eles ganharam vida e se tornaram um grande exército, como aconteceu de fato em Pentecostes e como acontece sempre que o Espírito Santo vem despertar a sua igreja ao longo dos tempos.

Aquele evento de avivamento se deu por iniciativa de Deus, porque o povo já tinha perdido a esperança, assim como hoje muitos já perderam a esperança de um mover sobrenatural. Pode parecer que o mundo todo está a deriva, navegando inexoravelmente rumo a um destino secularizado, todavia os ventos de Deus começam a soprar sobre o vale de ossos secos de uma igreja adormecida.


Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.