Se adquirir sabedoria não está na sua lista de prioridades, você precisa refazer a sua lista com urgência.
Se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, escreveu o apóstolo Tiago. Se a gente levasse a sério esta instrução, não haveria tanto idiota por aí se dizendo cristão.
Irmão, antes de sair por aí abrindo a boca, peça sabedoria pra Deus. Não passe pelo constrangimento de falar besteira, achando que está arrasando. Isto é um desserviço para o cristianismo e faz seus irmãos ficarem com vergonha alheia.
Então, fica a dica. Clame em alta voz por entendimento e por inteligência; procure pela sabedoria com a mesma vontade de quem procura por um tesouro.
Quem não está em busca da sabedoria é porque já se julga sábio, ou acha que não precisa ou acha que não vai receber. Ou é pretensioso, ou é tolo ou é incrédulo.
Viver com sabedoria é basicamente viver com inteligência, é fazer escolhas certas sem se auto boicotar. Que o temor do Senhor seja o princípio da sabedoria, tem tudo a ver com isso.
Temer o Senhor é o princípio da sabedoria porque não existe nada mais tolo, nada mais arriscado, nada mais prejudicial…em fim, não existe nada mais idiota do que a falta de temor de Deus. É como brincar com fogo achando que não queima, é como colocar a mão na boca do leão pensando que não morde.
Querer bater de frente com Deus é como bater de frente com um trem, você vai sair machucado. Quem escolhe este estilo de vida, vai viver uma vida breve é difícil.
Viver com sabedoria significa ser um bom filho, significa fazer o possível para não deixar o pai bravo, significa viver bem longe da vara de correção. O pai mandou, você faz. O pai chamou, você vem. O pai pediu, você traz. Esse, esse é o princípio da sabedoria; esse é o temor do Senhor.
A sabedoria é absolutamente necessária para viver uma vida longa, saudável e próspera, especialmente se você for cristão. Riquezas e honra estão comigo, diz a sabedoria. Quem me encontrar, achará o favor do Senhor.
Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.