Jesus secou a figueira porque era Deus?

March 14, 2021

Quando Jesus amaldiçoou a figueira e ela secou, seus discípulos ficaram impressionados. Eles ainda não tinham uma ideia clara da divindade de Cristo, mas milagres como aquele faziam os discípulos olhar para Jesus como mais do que um homem. Nós, de igual modo, somos tentados a atribuir este milagre à divindade de Cristo. Ou seja, Jesus secou a figueira porque era Deus.

Se por um lado este reconhecimento é nobre, porque atribui a Cristo a glória que lhe é devida, por outro esconde o que Cristo queria revelar: a nossa incredulidade. Quando afirmamos que Jesus fez o milagre porque era Deus, estamos justificando o não fazermos por não sermos deuses. A incredulidade mais dificil de ser reconhecida é esta, que se esconde por trás da falsa devoção, da falsa humildade e de uma teologia torta.

No entanto, no texto bíblico fica claro, quando Jesus secou a figueira, que ele não estava querendo exibir a sua divindade, ele estava querendo nos ensinar o que pode fazer o homem que tem fé em Deus. Jesus secou a figueira com o propósito de ensinar o que ele ensinou quando os discípulos viram a figueira seca. Jesus ensinou que, se os seus discípulos nao duvidassem, mais do que secar figueira, eles poderiam mover montes do lugar. Para tanto eles tinham, também, que ter fé em Deus, ou seja, fé em que Deus moveria o monte a partir da fé deles [porque a fé não tem força em si mesma].

Em outras palavras, o que impedia os discípulos de fazerem milagres não era o fato de não serem deuses, era o fato de serem incrédulos. Não lhes faltava atributos divinos, como Jesus tinha e eles jamais teriam. Faltava-lhes, isto sim, vencer o pecado, como Jesus havia vencido e eles também poderiam vencer.

Neste ponto, Jesus se coloca como um exemplo de homem para os discípulos, inclusive em matéria de milagres, fato que muitos teólogos relutam em aceitar. Jesus é o nosso exemplo de homem que fala com a figueira e não duvida no seu coração; é o nosso modelo de homem que ora e crê que recebeu o que pediu. É a amostra do que pode fazer o homem que se livra do pecado da incredulidade e crê em Deus de todo coração.

Existe uma discussão teológica se Jesus tinha fé ou não, pela concomitância dos seus atributos divinos e humanos, mas este ponto não é importante aqui. Também não está em discussão se o lado divino de Cristo agiu para secar a figueira. O ponto central é que Jesus teria secado a figueira mesmo que esvaziado da sua divindade, apenas como um homem sem pecado, significando que nos também podemos fazer o mesmo.


Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.