Como uma flecha na aljava

November 18, 2020

Ele me tornou uma flecha polida e escondeu-me na sua aljava (Is 49.2b)

Quando eu era mais jovem, eu tinha algumas referências ministeriais, pessoas que eu admirava e que me inspiravam; e, naturalmente, eu queria igual a elas. Queria ter uma mega igreja como a delas. Um ministério próspero como o delas. Com o tempo eu comecei a sentir — pelo Espírito Santo, creio eu — que eu não estava sendo preparado para ser igual a esses homens e mulheres de Deus… e eu creio que o mesmo vale também pra você. Deus não está nos preparando para ter um ministério como o das pessoas que admiramos.

Eu comecei a entender que esses grandes homens e mulheres de Deus serviram ao propósito de Deus para a geração delas, mais ou menos como Davi serviu à sua. A bíblia diz o seguinte: “Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu”. Em outras palavras: Deus tinha um propósito para a geração de Davi; Davi foi o líder que o Senhor escolheu para servir a esse propósito; e Davi não morreu antes de servir ao propósito de Deus para a sua geração.

Para cada geração Deus tem um propósito, um plano específico, e líderes preparados para atender ao seu propósito. O que eu estou querendo dizer é que o Senhor não vai te levantar pra ser um novo Davi. Não, Deus não precisa de um novo Davi. Deus precisava de um Davi, na época de Davi. Deus precisava de um apóstolo Paulo, na época do apóstolo Paulo. Eles foram homens preparados por Deus de acordo com a necessidade do tempo deles. Portanto, esqueça! Você não será o novo Billy Graham. Não será o novo Marcos Witt.

Cada geração tem a sua realidade e cada nova realidade demanda um tipo específico de líder. Deus não é pego de surpresa pelas novas realidades, porque ele já as conhece de antemão. Deus está sempre preparando líderes para realidades que ainda virão. Em tempos de fartura, José estava sendo preparado para ser líder em um tempo de fome, que ainda não tinha chegado. Os requisitos para ser líder em tempos de fartura são um, os requisitos para ser líder em tempos de fome são outros bem diferentes. Os requisitos para ser líder em tempos de paz são um, os requisitos para ser líder em tempos de perseguição são outros bem diferentes.

Vivemos um tempo de transição. O mundo como o conhecemos está mudando. Os grandes ministérios, que outrora admirávamos, estão se tornando obsoletos. As grandes estruturas eclesiásticas estão se mostrando ineficazes para atender a esse novo tempo que nós estamos vivendo. Neste novo tempo, a igreja já não vai ser aceita como foi até agora. Ser cristão está saindo de moda, para se tornar um negócio arriscado. Igrejas estão sendo queimadas, mundo afora. Líderes cristãos estão caindo em descrédito. A igreja do Senhor passará por um período de refino. Os cristãos de ocasião já começam a abandonar o barco.

Será que alguém sabe para onde estamos indo? O que nos espera lá na frente? Viveremos um tempo de perseguição, ou de conversões em massa? Testemunharemos um grande avivamento, ou veremos o amor de muitos se esfriar? Podemos não ter resposta para essas perguntas, mas uma coisa é certa. Deus está no controle de tudo. Com seu braço forte ele governa. Ele é o agente de transição em curso. Ele é o guia dos rumos do mundo. Ele constitui reis e remove reis. Ele constitui presidentes e remove presidentes. Nós podemos votar, mas quem elege é o Senhor. Ele domina sobre os reinos dos homens e coloca no poder a quem ele quer.

Há uma passagem sobre “o Servo do Senhor” no livro de Isaías que fala muito comigo. Nela, o Servo do Senhor diz: “Ele [Deus] fez de minha boca uma espada afiada, na sombra de sua mão ele me escondeu; ele me tornou uma flecha polida e escondeu-me na sua aljava. Ele me disse: ‘Você é meu servo, Israel, em quem mostrarei o meu esplendor’. Mas eu disse: Tenho me afadigado sem qualquer propósito; tenho gastado minha força em vão e para nada. Contudo, o que me é devido está na mão do Senhor, e a minha recompensa está com o meu Deus.

Com este texto eu aprendo que Deus tem uma aljava cheia de flechas não usadas. Flechas que ele mesmo preparou, que ele mesmo poliu, que ele mesmo afiou, para ser usada no devido tempo. Como ele é Deus e conhece os tempos que virão, ele sabe que tipo de flecha cada ocasião precisa… e ele prepara uma flecha para cada ocasião. Estas flechas ainda não são conhecidas pelo mundo, porque estão escondidas em Deus até o tempo de serem reveladas, até o tempo de brilharem com o esplendor da glória de Deus. Ser polido e esperar o tempo de Deus nunca é fácil , dai o lamento do Servo: “Tenho me afadigado sem qualquer propósito; tenho gastado minha força em vão e para nada.”

Talvez você também se sinta assim, afadigado sem qualquer propósito, talvez você também sinta que tem gastado suas forças em vão e para nada. Se você se sente assim, você não está sozinho. Eu mesmo me sinto assim com frequência e até o próprio Jesus partilhou do mesmo sentimento, porque, em grande parte, as profecias sobre o Servo do Senhor são uma clara referência a Cristo. O que estou querendo dizer é que este é um sentimento comum, a todas as flechas escondidas na aljava de Deus. Todas anseiam serem usadas, todas desejam sair do anonimato… mas a resposta de Deus é: ainda não é a hora.

Assim como Jesus era uma flecha, escondida na aljava de Deus, até o tempo dele ser revelado ao mundo, nós também somos flechas na aljava de Deus, que ainda não foram usadas. Ele está nos guardando para nos usar no tempo apropriado. Muitas vezes não é que você ainda não está preparado para ir ao mundo, é o mundo que ainda não está pronto para receber você. Quando os irmãos de Jesus o questionaram, sobre porque ele não se apresentava ao mundo, Jesus disse que, para eles, qualquer tempo era o certo, mas ele sabia que o tempo certo ainda não tinha chegado. Existe a ocasião certa, existe o tempo exato, em que o que o mundo precisa ouvir será exatamente o que você tem a dizer.

Até lá, você é o segredo de Deus. A estratégia dele. A flecha escondida na aljava. E não é uma aljava de uma flecha só. Você não está sozinho. Você não é o único que sobrou. Sobraram ainda sete mil que não se dobraram. Como diz a canção do Fernandinho: “Homens se desviaram, profetas se venderam, mas existem aqueles que não se dobraram diante outros deuses. Deus está levantando um novo povo, Deus está sacudindo toda a terra, Deus está separando seus profetas.” Seremos a resposta de Deus para a nova geração.

Não tem nada pior do que a flecha fora de hora, do que a flecha que pensa que pode se disparar sozinha. Não se engane, a flecha sem o arco não é nada; é totalmente inofensiva, não tem potencial para causar dano. Espere pelo tempo de Deus. Quando a hora para a qual você foi preparado chegar, o próprio Deus levará uma das mãos à sua aljava. Todas as flechas se encherão de expectativas, mas ainda não é a hora delas. É a sua hora. O Senhor pegará você, colocará no seu poderoso arco e disparará você em direção ao alvo… então você cumprirá o seu propósito.


Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.