O evangelho para os não evangélicos
O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do SENHOR. E todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.
(Joel 2.31,32)
A proposta do evangelho é a salvação, mas salvação do que? É a salvação do dia da ira de Deus. O apóstolo Pedro escreve que se esse dia ainda não chegou não é por demora — como julgam alguns — mas por paciência. Deus não quer que ninguém pereça, mas que todos tenham oportunidade de se arrependerem dos seus pecados.
Contudo, a paciência de Deus não durará para sempre. Segundo a bíblia, o dia do Senhor virá repentinamente e sem aviso prévio, como um ladrão. E nós estamos vivendo já os últimos dias, a última hora; o supremo juiz está às portas. Naquele dia, os céus desaparecerão com um grande estrondo e os elementos serão desfeitos pelo calor.
O apóstolo João teve uma visão sobre o que acontecerá depois destas coisas. Ele viu os mortos em pé diante da presença de Deus, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros. E aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados em um lago de fogo [também conhecido como inferno].
Muitas pessoas pensam que serão salvas porque são boas pessoas, em comparação às demais. Contudo, naquele dia não seremos comparados aos demais, seremos julgados como base na Lei de Deus; e perante essa Lei somos todos pecadores; — não há um justo; nenhum sequer — dizem as escrituras. Sem o perdão de pecados e a salvação que o evangelho tem a oferecer, todos nós já estamos condenados.
O apóstolo Pedro, em sua pregação às autoridades judias, disse que não há salvação em nenhum outro; só em Jesus Cristo!
Enquanto você não entender que está perdido sem Jesus, que ninguém será salvo por ser melhor do que o outro, então o evangelho não terá valor pra você. O próprio Jesus disse: “não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos [ou aqueles que já se acham bons o suficiente], mas pecadores ao arrependimento”.
Reconhecer o pecado é o primeiro passo na direção da salvação; mas só reconhecer não é suficiente. É necessário arrependimento, que é uma mudança de mente [com relação ao pecado]; é passar o lamentar o pecado. Também é necessário entender que o juiz está às portas; que esta pode ser a nossa última oportunidade; que o dia do Senhor vem em breve e está chegando.
A bíblia diz que nos últimos dias o sol se tornará em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor. E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. O evangelho revela um Deus amoroso e paciente, com uma mão estendida para salvar todos os que o invocam. Invocar neste contexto significa gritar por socorro, como alguém que percebeu que seu barco está afundando; que esta é a última chance de salvação.
Por último é preciso exteriorizar o nosso arrependimento por meio de ações que demonstrem que estamos arrependidos; e isso passa por abandonarmos imediatamente as nossas más condutas. “Eu já tentei parar outras vezes, mas não consegui”, alguém poderá dizer. Se você já passou por essa experiência frustrante de tentar ser melhor, mas não conseguiu, você é a prova viva de que o evangelho é verdadeiro.
Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. Eles lhe responderam: “Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres?” Jesus respondeu: “Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.
Este é o ponto, Jesus já sabe que você não consegue abandonar o pecado para sempre [não sem a ajuda dele], mas você consegue abandoná-lo hoje. Se você vai voltar para o mesmo erro ou não, isso já não diz respeito a você. Só o que você pode fazer e vir até Jesus, abandonar tudo o que te afasta de Deus, e então invocar a ajuda do Senhor. Se você fizer isso, se você se empenhar em conhecer a palavra de Deus, você será liberto do pecado; e salvo do dia da ira de Deus.
Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.