Quem é que gosta de esperar? Quando você espera por algo que deseja por mais tempo do que o esperado, seu emocional acaba sendo afetado. Tem um provérbio bíblico, muito verdadeiro, que diz que a esperança que se retarda deixa o coração doente.
Não é fácil esperar, mas esperar em Deus, muitas vezes, é tudo o que podemos fazer. Mesmo quando a nossa fé é abalada pelas dúvidas, ainda assim podemos continuar esperando em Deus, porque esperar só depende de nós. Não é como a fé, por exemplo, que depende de domarmos nossos pensamentos e sentimentos.
A pessoa que espera em Deus, apesar de tudo, é aquela que continua indo à igreja, apesar das dúvidas. Ela continua dobrando os joelhos e orando, apesar de por dentro estar em pedaços.
Esperar pode ser cansativo, pode esgotar as nossas forças, como aconteceu com Jó. Em meio ao sofrimento ele disse, com razão, que já não tinha forças para ter esperança. Ele tinha boas razões para desistir, mas não significa que ele tenha desistido.
Pelo contrário, ele continuou esperando em Deus, apesar de tudo. Jó disse certa vez: “Ainda que ele me mate, nele esperarei”. Para mim, esta á uma das frases mais fortes de toda a Bíblia. Ainda que ele me ignore, ainda que ele me rejeite, ainda que ele me mate, nele esperarei!
Abraão também não tinha motivos para esperar, mas esperou. Mesmo contra a esperança, ele teve esperança, diz a bíblia. Graças a Deus por Jó e Abraão não terem desistido! Agora eles são um exemplo para nós. A história deles está ai para mostrar que vale a pena esperar em Deus.
O próprio Deus prometeu que aqueles que nele esperam não ficarão decepcionados. Esta é uma promessa incrível! Talvez você possa dizer que esperou em Deus, mas se decepcionou, ou talvez você possa dizer que está decepcionado com Deus neste exato momento. É porque você não esperou o suficiente.
O exemplo de Jó, de esperar em Deus até a morte, nos diz muito sobre até que ponto devemos esperar em Deus. Se você ainda não morreu, sua esperança também não pode morrer. Continue esperando, porque o Senhor é bom para com aqueles que esperam nele.
O profeta Isaías escreveu algo fantástico: “Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.” Enquanto esperamos, o Senhor está trabalhando por nós e em nós, para realizar o que prometeu a nosso respeito.
A nossa parte é continuar esperando em Deus, apesar das circunstâncias, apesar das desilusões, apesar do desânimo, apesar da tristeza e apesar do cansaço, porque, se você parar para pensar, o que cansa mesmo não é a esperança, é a falta dela.
Me mostre uma pessoa motivada, e eu te mostro uma pessoa cheia de esperança. Isto é bíblico. O profeta Isaías escreveu que “até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem, mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças.”
Quer renovar as suas forças? Renove a sua esperança em Deus. Tenha uma conversa séria consigo mesmo, fale como sua alma, a exemplo do salmista: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Espera em Deus! Pois ainda o louvarei.”
Não desista de esperar! Espere pelo dia da visitação, espere pelo dia do avivamento, espere pelo cumprimento das promessas, espere pelo melhor de Deus em sua vida! Porque — como promete a santa palavra — muito em breve aquele que há de vir virá e não tardará!
Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.