S I N A I S
Nossa geração está perdendo a guerra do evangelismo global.
Em meados da década de 1980, 24% da população mundial (1,8 bilhões de pessoas) tinham pouco ou nenhum acesso evangélico. Hoje, esse número cresceu para 29% (2,1 bilhões de pessoas).
O que você pode fazer para engajar-se no evangelismo global?
Aqui vão algumas dicas:
1. Conhecer
- Interesse-se por missões global, pesquise sobre o assunto.
- Quer algumas dicas de organizações que merecem ser conhecidas? Lá vai: Portas Abertas, Jocum e Lausanne. Neste site, você encontra outras 45 organizações missionárias no brasil.
- Que tal deixar a timeline do seu Facebook mais missional? Comece a seguir essas organizações e você verá um pouco mais desse tipo de conteúdo e um pouco menos de coisas irrelevantes.
2. Divulgar
- Compartilhe nas redes sociais conteúdos sobre o assunto.
- Tire um tempo, esta semana, para falar sobre esse assunto com seus filhos e seus amigos.
- Divulgue as mortes de missionários em países árabes, aos quais a imprensa não dá nenhum destaque.
3. Colaborar
- Colabore financeiramente com algum missionário ou com alguma organização missionária. Fora ser um missionário, esta é ajuda mais efetiva que você pode dar.
- Dê o primeiro passo esta semana: Busque alguma organização confiável de missões e faça um depósito.
- Converse com seu pastor sobre criar um departamento de missões globais na sua igreja, se ainda não houver um.
4. Estar presente
- O mais importante em missões é a pessoa do missionário e muitos deles sentem-se esquecidos onde estão.
- Quando meus pais foram para a Argentina serem missionários, eles tinham três filhos pequenos (inclusive eu). Um casal aqui no Brasil que também tinha três filhos pequenos fez um propósito: sempre que comprassem um brinquedo para seus filhos, comprariam um igual para nós. Que tal você também ter uma iniciativa como essa?
- Tire um tempo esta semana para orar pelos missionários.
2. Participar
- Participar de viagens missionárias, ou programas missionários temporários (como os oferecidos pela Jocum, por exemplo).
- Que tal seguirmos o exemplo dos mórmons (que para nós são uma seita)? Eles tem algo muito parecido com um serviço militar obrigatório, que ocupa um período de vida de cada membro da igreja. Veja o trecho abaixo, retirado de um site mórmon:
“Todos os membros da Igreja têm a obrigação de servir missão? Não, todo serviço missionário é voluntário. Espera-se que os rapazes sirvam. As moças são muito bem-vindas, se assim o desejarem, e os membros e os casais mais idosos são incentivados a servir, se puderem. Os rapazes podem iniciar o serviço aos 18 anos e servem por dois anos. As moças podem começar aos 19 anos e servem por 18 meses. Os irmãos aposentados e os casais mais idosos podem servir em inúmeras designações diferentes por um período de 6 a 23 meses.” “Durante a missão, os jovens concordam em não namorar, assistir televisão ou participar de outras atividades seculares.”
- Que tal dar hoje o primeiro passo para ser um missionário, dizendo como Isaías: Eis-me aqui, Senhor! Envia-me a mim!
Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.