Como resolver tretas entre irmãos

April 26, 2017

Como em qualquer família, é inevitável que surjam desavenças e conflitos entre irmãos, na igreja local [e como surgem!]. Quanto maior a família, maior o potencial para surgirem atritos. O que não pode, conforme veremos hoje, é haver questões mal resolvidas entre irmãos. Segundo Jesus, todas as desavenças e problemas entre irmãos devem ser resolvidas, de preferência pelas próprias partes envolvidas, por meio de uma conversa franca e sincera. Jesus deixou instruções claras a este respeito, instruções que temos feito questão de ignorar. [Alias, é impressionante o tanto de coisas que Jesus disse na Bíblia, que nós simplesmente fazemos de conta que não está lá.]

Como reagimos aos conflitos?

Já reparou como a solução de conflitos é uma área onde, em geral, não permitimos que Cristo governe em nossas vidas? É como se disséssemos a Jesus “deixe que esta parte eu faço do meu jeito”. Quando somos ofendidos, nossa primeira reação é fugir do problema, em vez de enfrentá-los de frente. Paramos de falar com o nosso irmão, falamos mal dele pelas costas e, em muitos casos, até mudamos de igreja. [Esta é uma atitude arbitrária e infantil da nossa parte; não é o que Jesus espera de nós]

Somos cristãos até alguém nos tirar do sério

Colocar ofensor e ofendido a sós pode ser uma péssima ideia, porque a maioria de nós é cristã até alguém nos tirar do sério, a partir desse ponto somos lutadores de MMA. É aquele momento que deixamos de ser crente por cinco minutos e dizemos a Jesus: “Fica um pouco de lado ai, Jesus, porque agora a coisa ficou séria. E feche os olhos, por favor! O Senhor não vai querer ver isto.” Que tipo de comportamento é este?

Fazer o que o Rei manda

Queremos pertencer ao Reino, mas não queremos fazer o que o Rei manda. Se você não consegue ser cristão no momento da raiva, então é provável que você não seja cristão em momento algum. O que a raiva faz é derrubar a sua máscara de cristão, tirar a sua pose de santo e expor quem você é de verdade. “Eu me conheço, não vai prestar”, dizemos para justificar não encarar o nosso irmão. Isso tudo é desculpa para fugir do problema e não fazer o que Jesus quer que você faça, ou seja, sentar-se com o seu irmão e resolver o litígio, com uma conversa sincera olho-no-olho.

Quando ele tem algo contra mim

E o que o Rei nos manda fazer nesta questão é simples: “Se você souber que o seu irmão tem algo contra você, vá até ele e procure a reconciliação” (Mt 5.21). Note que aqui o Senhor não diz “se você fez algo contra seu irmão”, mas sim “se você souber que o seu irmão tem algo contra você”. E por que ele prefere esta forma e não a outra? É porque, geralmente, as duas partes pensam que estão certas. Conhecedor do coração humano como é, Jesus não nos deixa saída. Se você souber que o seu irmão tem algo contra você — se ele parou de falar com você, se ele estiver te evitando — , vá até ele e procure resolver o problema.

Quando eu tenho algo contra ele

Mas foi ele que me prejudicou”, você pode dizer. Neste caso, o Senhor tem uma orientação para você também: “Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão”. De cara, já torcemos o nariz pro que Jesus diz: “Como assim, Jesus? Porque eu deveria ir conversar com ele, se foi ele que me prejudicou?” A questão aqui não é você, mas o seu irmão. É o seu papel lhe mostrar o erro e afastá-lo do erro.

Ninguém precisa ficar sabendo

Note que o Senhor diz que ambas as partes devem resolver o problema a sós. Ou seja, ninguém precisa ficar sabendo do problema de vocês, por isso não comente com os outros e, principalmente, não poste indiretas no Facebook, como fazem algumas pessoas [frase do dia: diz que é cristão, mas não paga suas dívidas].

Você deve repreender o seu irmão

Em mais de um lugar nas escrituras, somos instruídos a repreender o nosso irmão, que pecou contra nós. “Não guardem ódio contra o seu irmão no coração; antes repreendam com franqueza o seu próximo”. “E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.

Perdoar sempre

E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.

Não é fácil, mas é o jeito certo

É difícil? Certamente é muito mais difícil do que abraçar o seu irmão, como se estivesse tudo bem, e falar mal dele pelas costas. É muito mais difícil do que guardar rancor, do que evitar o seu irmão, do que postar indiretas ou do que sair da igreja. É mais difícil, mas é o caminho de Cristo. Se você leva a sério a justiça do Reino, se você se importa com a vontade do seu Rei, deveria reavaliar a forma como você tem se comportado.


Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.