Como uma flecha na aljava

December 27, 2016

Quando eu era mais jovem, eu tinha algumas referências ministeriais, pessoas que eu admirava e que me inspiravam. Naturalmente, eu queria igual a elas. Com o tempo, eu comecei a perceber — a sentir — que Deus não estava me preparando para ser igual a elas.

Eu comecei a entender que esses grandes homens e mulheres de Deus serviram ao propósito de Deus para a sua geração, mais ou menos como Davi serviu à sua. “Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu”, diz a palavra.

Para cada geração Deus tem um propósito, um plano específico, e líderes preparados para atender ao seu propósito. Deus sempre está um passo à frente. Esqueça! O seu ministério não será como o de Davi. Não será como o ministério das pessoas que são referência para você; que você segue nas redes sociais. Deus está preparando você para um novo tempo.

Em tempos de fartura, José estava sendo preparado para ser líder em um tempo de fome, que estava para vir sobre a terra. Os requisitos para ser líder em tempos de fartura são um, os requisitos para ser líder em tempos de fome são outros bem diferentes.

Vivemos um tempo de transição. O mundo como o conhecemos está mudando, mas será que alguém sabe para onde estamos indo? O que será da igreja, neste novo tempo? Viveremos um tempo de perseguição, ou de conversões em massa? Testemunharemos um grande avivamento, ou veremos o amor de muitos se esfriar?

Podemos não ter resposta para essas perguntas, mas uma coisa é certa. Deus está no controle de tudo. Ele é o agente de transição. O guia dos rumos do mundo.

Há uma passagem sobre o Servo (Cristo) no livro de Isaías que fala muito comigo. Nela, o Servo do Senhor diz: “Ele fez de minha boca uma espada afiada, na sombra de sua mão ele me escondeu; ele me tornou uma flecha polida e escondeu-me na sua aljava.

Assim como Jesus era uma flecha, escondida na aljava de Deus, até o tempo dele ser revelado ao mundo, nós também somos flechas na aljava de Deus, que ainda não foram usadas. Ele está nos guardando para nos usar no tempo apropriado. Não é que você ainda não está preparado para ir ao mundo, é o mundo que ainda não está pronto para receber você.

Quando os irmãos de Jesus o questionaram, sobre porque ele não se apresentava ao mundo, Jesus disse que, para eles, qualquer tempo era o certo, mas ele sabia que o tempo certo ainda não tinha chegado.

Existe a ocasião certa, existe o tempo exato, em que o que o mundo precisa ouvir será exatamente o que você tem a dizer. Até lá, você é o segredo de Deus. A estratégia dele. A flecha na aljava.

E não é uma aljava de uma flecha só. Você não está sozinho. Você não é o único que sobrou. Sobraram ainda sete mil que não se dobraram. Que não se dobrarão.

Como diz a canção do Fernandinho:

“Homens se desviaram, profetas se venderam, mas existem aqueles que não se dobraram diante outros deuses. Deus está levantando um novo povo, Deus está sacudindo toda a terra, Deus está separando seus profetas. Seremos a resposta de Deus para a nova geração.”

Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.