Todos temos uma função no corpo de Cristo, todos temos um serviço a fazer no contexto da igreja, não de acordo com a nossa própria capacidade, mas com a capacidade que recebemos do Espírito Santo, porque todo cristão recebeu um dom ou múltiplos dons (capacidades) do Espírito para servir à igreja de alguma forma, e ainda poderá receber outros ao longo da vida cristã.
Não alcançamos estes dons por méritos, antes são um presente da graça de Deus, não apenas para nós, mas principalmente para a igreja, que no fim das contas é quem irá usufruir do dom recebido. O próprio exercício do dom, portanto, é uma expressão da graça de Deus, devendo por isso mesmo, ser administrado gratuitamente, com amor, dedicação e generosidade.
Um dom espiritual é a capacidade para fazer algo, ou melhor, a capacidade de ser um canal do Espírito, para que o Espírito faça algo por meio de nós. Não podemos fazer nada para receber os dons — exceto pedir — porque é o Espírito que distribui os dons e nos capacita para o ministério conforme a sua vontade.
Neste sermão vamos falar sobre os principais dons citados na bíblia, por serem os mais necessários no contexto igreja.
Profecia
Uma tradução do termo grego προφητεια (profeteía), que tem o sentido bíblico básico de dizer antecipadamente a palavra de Deus. O profeta é um oráculo de Deus, uma forma de Deus se comunicar diretamente com alguém, embora a revelação profética dos dias atuais não tenha o mesmo peso da palavra de Deus, devendo as profecias serem julgadas à luz da palavra de Deus, e os profetas estarem sujeitos à ordem eclesiástica.
(V. 1Co 12:10, 28 e 29. Ef 4:11)
Serviço
Uma tradução do termo διακονια (diakonia), o mesmo utilizado em Atos 6 para se referir a um cargo na igreja com funções administrativas. Na verdade, este é um um termo geral utilizado no grego clássico para todo tipo de serviço (servir à mesa, exercer serviço civil, fazer coleta para os pobres), podendo incluir também as tarefas simples do dia-a-dia. Mesmo aquelas funções que nós reputamos mais simples, são também capacidades concedidas pelo Espírito e não são menos espirituais do que os outros dons.
(Rm 12:7)
Ensino
Tradução do termo διδασκων (didáskon), este dom envolve o ensino da palavra de Deus. Envolve não apenas o entendimento da palavra de Deus, mas também o talento para ensinar de uma forma que as pessoas gostem de ouvir. O fato de ser um dom do Espírito não significa que o conteúdo do ensino vem do Espírito automaticamente. Pelo contrário, este dom engloba a capacidade de estudar com afinco e dedicação a palavra de Deus.
(Rm 12:7)
Exortação
Tradução do termo παρακλησις (paraklesis), que significa, literalmente, “vão ajudar ao outro”. O termo grego aqui, paraklesis, que conhecemos a partir do nome Paracleto e que descreve o Espírito Santo como “auxílio”, “advogado”, “consolador”, tem um significado básico semelhante ao termo seguinte, traduzido como “consolação”, “conselho”. Esse “conselho” pode servir para encorajar e exortar ou para erguer e consolar.
(Rm 12:8)
Contribuição
Contribuir para as necessidades dos outros, μεταδιδωμι ( metadídomi), literalmente, “dar uma mão, compartilhe.” Refere-se a homens e mulheres que se encontram em uma situação na qual podem dar dos seus recursos a outros e podem ajudar outros que estão passando necessidade. Que este é um dom do Espírito, significa que ele capacita homens e mulheres a trabalharem para ganhar dinheiro e ajudar o próximo.
(Rm 12:8)
Liderança
Uma tradução do termo πριστημι (proistemi), que possui o significado de governar ou assumir a liderança. Este é o dom de que estão em geral revestido os pastores, presbíteros e líderes da igreja, assim como aquelas pessoas com potencial para virem a assumir algum cargo de liderança no futuro.
(Rm 12:8)
Palavra
Capacidade de falar com sabedoria, λογος σιφιας (logos Sofias) e conhecimento λογος σιφιας (gnoseos logos). Envolve compreender e aplicar a verdade revelada (veja Tg. 3:17). A ênfase não é necessariamente na sabedoria, mas sim na palavra que surge da sabedoria e do conhecimento.
(1Co 12:8)
Fé
Tradução do termo grego πιστις ( pistis ), aqui ganha a conotação de um dom especial que vai além da fé para salvação (compartilhada por todos os cristãos) e traz benefícios para edificação do corpo de Cristo. Sendo a fé a certeza de coisas que não se vêm, eu creio que as pessoas com este dom são dotadas de ousadia para crerem o obterem grandes coisas. São pessoas visionárias, que nunca duvidam que alcançarão o seu alvo.
(1Co 12:9)
Dons de curar
Tradução da palavra χαρισματα ιαματων (iamáton carismas), menciona os dons de curar no plural, o que sugere fortemente que havia diversos dons de curar, como se algumas pessoas tivessem o dom de curar certas doenças e outras pessoas tivessem o dom de curar outras. Este é mais um ponto em que um dom é repartido para mais de uma pessoa, ressaltando novamente o caráter de interdependência do corpo de Cristo.
(1Co 12:9)
Milagres
Poderes milagrosos, ιαματων ενεργηματα (dunameon energemata), produzindo resultados que não podem ser totalmente explicados pelos órgãos naturais. Este é um dom mais amplo do que o dom de curar, porque toda cura é um milagre, mas nem todo milagre é uma cura.
(1Co 12:10)
Discernimento
Capacidade de discernir espíritos, διακρισεις (diakríseis pneumaton) distinguir entre o verdadeiro eo falso impressões ou endereços (1 Jo 4 :1). Capacidade de distinguir entre as forças demoníacas e o Espírito Santo.
(1Co 12:10)
Línguas
Tipos diferentes de línguas, γενη γλωσσων (Glosson gêneros). Este é um tipo de línguas que edifica a igreja, muito próximo do dom de profecia, e que depende do dom de interpretação de línguas. Do mesmo modo, o intérprete depende do irmão com o dom de línguas, porque ele mesmo não tem esse dom.
(1Co 12:10)
Interpretação de línguas
Tradução deερμηνεια γλωσσων (hermeneia Glosson). Este dom está relacionado ao anterior, e visa interpretá-lo, como se a própria pessoa que proferiu as línguas não tivesse capacidade de interpretá-la, e dependesse do intérprete. Aqui vemos a interdependência do corpo de Cristo na sua forma mais pura. É como se fosse duas partes do mesmo dom, distribuído para duas pessoas.
(1Co 12:10)
Ajudar
Capacidade de ajudar os outros, αντιλημψεις ( antílempsis ) -ajuda, apoio, assistência, intimamente paralelo ao Diakonia e paraklesis. É um termo bastante genérico, para todo tipo de assistência.
(1 Co 12:28)
Administração
Habilidade Administrativo, κυβερνησις ( kubérnesis ), que refere-se a pilotar um navio, relacionadas com o guia προιστημι ( proistemi ) na lista de Romanos.
(1 Co 12:28)
Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.