Viva um dia de cada vez

October 18, 2016

Eu estou convencido de que se entendermos certos princípios bíblicos, sobre como funciona o Reino de Deus, conseguiremos viver uma vida melhor.

Neste sermão, vamos falar sobre um destes princípios, presente no modelo de oração ensinado por Jesus, conhecida como “oração do pai nosso”, na parte em que diz “o pão de cada dia nos dai hoje”.

Preste atenção no seguinte. Segundo Jesus, devemos orar pela provisão do dia, não pela provisão da semana ou do mês. Não adianta, por exemplo, orar hoje pelo pão de amanhã. Não é assim que funciona.

Isto revela um princípio bíblico:

A provisão de Deus chega no momento em que precisamos dela, não antes.

Eu demorei para entender este princípio. Eu não entendia porque o Senhor deixava sempre pra me abençoar na última hora, quando eu já estava em pânico, desesperado e murmurando, pensando que a provisão não chegaria.

Quando eu abri minha empresa, por exemplo, o Senhor esperou até acabar o último centavo que eu tinha guardado.

No dia em que o Senhor nos abençoou, eu tinha dito para o nosso estagiário que se não fechássemos um contrato naquele dia, nós o demitiríamos. Ele foi embora às 17 horas — pensando que seria demitido — e o telefone tocou quando já estávamos quase indo embora.

Depois de muitas experiências como essa, eu cheguei à conclusão de que esperar no Senhor é um teste para cardíaco, porque, na maioria das vezes, a provisão divina chega na última hora… mas sempre chega.

Eu estou em uma situação parecida agora. Comprei um apartamento e tenho que dar uma parcela intermediária bem alta no final do ano, e não tenho a menor ideia de onde virá o dinheiro, mas eu creio que o dinheiro virá de algum lugar, talvez no dia do pagamento,

porque a provisão do Senhor não chega adiantada, mas também não chega atrasada.

Este princípio fica claro, também, na forma como os judeus recebiam o maná no deserto — o pão que chovia do céu. As instruções divinas sobre o maná eram claras: Recolham a porção necessária para o dia. Ninguém deve guardar nada para a dia seguinte.

Alguns judeus desobedientes pagaram pra ver e guardaram um pouco de maná para o dia seguinte. Diz a bíblia que o maná criou bicho e começou a cheirar mal. Ou seja, o pão dos céus — a provisão de Deus para nós — tem uma data de validade: hoje.

Quem guarda provisão para depois, é porque quer ter um plano B. “Caso amanhã não chova pão do céu, eu estarei preparado.” O problema com o plano B é que ele sempre cria bicho e cheira mal. Como eu disse no meu testemunho, o Senhor esperou até acabar até o último centavo que eu tinha guardado (o meu plano B), para só então me abençoar.

Portanto:

Não se preocupe em guardar provisão para amanhã, porque amanhã vai chover maná fresquinho do céu!

Existe um motivo pelo qual a provisão do Senhor vem em porções diárias, e não em porções mensais ou anuais. É porque o Senhor deseja que compareçamos perante ele todos os dias, logo pela manhã. É disto que se trata a oração do pai nosso. É um encontro diário com o pai.

(Lembre-se de que o Senhor se encontrava com Adão todos os dias, na viração do dia.)

Viver pela fé é um estilo de vida. Se você quiser viver desta forma, prepare-se para altas emoções. Prepare-se para estar diante de uma multidão faminta, com apenas cinco pães e dois peixinhos. Prepare-se para receber o dinheiro no dia do vencimento do boleto. Prepare-se para receber o alimento no dia em que a despensa ficar vazia.

Se você quiser viver pela fé, esqueça o dia de amanhã e preocupe-se apenas com o hoje. Viva um dia de cada vez. Como disse Jesus: “Não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal [a sua própria necessidade].”

Porque afinal de contas, a preocupação não tem a menor utilidade. “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” “Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.”

Quem vive pela fé, não pode viver ansioso com o que comer, beber ou vestir, porque o Pai sabe que precisamos dessas coisas. “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas.” Quem vive pela fé, busca o Reino em primeiro lugar.

“Lance sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”.

Amém.


Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.