O estranho que me habita

July 3, 2016

No exato instante em que você creu em Jesus, você recebeu um presente maravilhoso: a presença do Espírito Santo na sua vida. Até então você estava morto em seus pecados, mas o Espírito veio para lhe dar uma nova vida; a verdadeira vida; a vida abundante. Quando ele veio à sua vida, você literalmente nasceu de novo.

“Eu não sinto que ele esta lá”, você pode dizer, mas ele esta. Ele pode ser um completo extranho para voce, mas a verdade e que ele está dentro de você agora e ele é uma pessoa real, com a qual você pode se relacionar. Ele é o seu canal de comunicação com o céu, a sua linha direta com Deus; e a linha direta de Deus com você. O Espírito fala com o seu espírito, para guiar os seus passos.

“Eu não sinto que sou guiado pelo Espírito”, você pode dizer, mas eu lhe respondo que é impossível que você não seja guiado pelo Espírito, porque a bíblia diz que “todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. Você é filho de Deus, não é? Então você é guiado por ele.

“Bom, se ele fala comigo, eu não consigo ouvir a sua voz. Ou eu apenas não consigo discernir quando é ele que fala”, você pode dizer, mas não é verdade. Assim como a ovelha ouve e reconhece a voz do pastor, você também é capaz de ouvir e reconhecer a voz do Espírito dentro de você. É o que diz a palavra de Deus.

Seja sincero. Você pode não lhe dar ouvidos, mas no fundo você sabe que é ele que está falando. Enquanto você ouve estas palavras, você não é capaz de senti-lo se agitar dentro do seu coração? Você não consegue sentir a alegria do Espirito, quando você está na presença do Pai? Voce nao consegue sentir a sua tristeza, quando voce esta distante?

Ninguém se torna morada do Espírito, sem sofrer as consequências; sem que o seu interior mude por completo. Quando voce se torna morada do Espirito, o seu querer muda. Sem que voce perceba, voce passa a querer o que ele quer; você passa a desejar o que o Espírito deseja; a sua vontade se funde e se confunde com a dele.

Quando você sente vontade de orar, é ele. Quando você sente vontade de adorar, é ele. “Eu não sinto vontade de fazer essas coisas”, você pode dizer, mas eu sou capaz de apostar que se o Espírito está em você — como eu penso que está — , então você sente sim falta dessas coisas. Você sente desejo de adorar, de buscar e de estar na presença de Deus, porque é o que deseja o Espirito dentro de voce.

Quando o Espírito está em você, os seus pensamentos são transformados. “Quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja”, diz a palavra. Os seus pensamentos se voltam para o alto, e não para as coisas terrenas. Se o Espírito está em você, então você pode vencer todo pensamento e todo argumento que se levanta contra o conhecimento de Cristo.

Quem recebe o Espirito dentro do coração, passa por uma cirurgia de alto risco; um transplante de coração. Ele tira o seu coração de pedra e coloca dentro de você um coração de carne. Isto significa que agora você tem um coração sensível, amoroso, alegre, paciente, amável, bondoso, fiel e manso, porque esses são os frutos que o Espírito produz dentro do seu coração.

Porque, afinal, o lugar onde o Espirito mora— o seu coração — tem que ser um lugar agradável, não é? Onde está o Espírito, ali há alegria!

Quando o Espírito está em nós, as nossas atitudes mudam e nós abandonamos as coisas que desagradam a Deus. Quem nasceu de novo, abandona o pecado. “Eu não consigo abandoná-lo”, você diz, mas eu lhe digo que se o Espírito está em seu coração, entao o pecado não tem domínio sobre você, e você pode, sim, vencê-lo.

“Eu não tenho forças”, voce diz, e pela primeira vez você esta certo. De fato, você não tem forcas, mas o Espírito que esta em você é toda a força de que você precisa. O Espírito nos capacita com um poder sobrenatural mais forte do que o poder do pecado que nos escravizava; agora podemos vencer o poder do pecado em nós, agindo pelo poder do Espírito que está em nós.

A bíblia diz que não estamos mais sob o domínio [ou poder] da carne, mas [sob o domínio e poder] do Espírito, se de fato o Espírito habita em nós. Onde está o Espírito, ali há liberdade. Este poder vem do Espírito e não de nós mesmos, de modo que não podemos nos gloriar da nossa força. Não se trata de obra nossa, mas de Deus.

Ele não complementa a nossa força; ele é a nossa força.


Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.