Ao longo da minha caminhada com Deus, eu tenho aprendido a não me iludir com a aparência das coisas. Tenho visto que nem tudo o que parece espiritual é espiritual, nem tudo o que parece fé é fé e nem tudo o que parece duradouro é duradouro. Ao longo da minha vida, vi muitas pessoas que surgiram com tudo, alcançando posições de destaque; parecia que chegariam longe, que dominariam o mundo, mas acabaram ficando pelo caminho, tornando-se motivo de escândalo e tropeço.
Por outro lado, eu vi surgir pessoas em quem ninguém apostava, pessoas que começaram cambaleando, quase parando, mas que engrenaram, seguiram em frente e hoje estão aí, perseverando na fé.
Por que algumas pessoas seguem em frente, apesar das provações, enquanto outras vão ficando pelo caminho? Por que algumas desistem, diante das adversidades, enquanto outras resistem e ficam mais fortes? É por causa da fé. A fé só é verdadeira quando inabalável. A bíblia diz que a salvação é para todo o que crê, mas diz também que é para o que crer até o fim. “Aquele que perseverar até o fim será salvo”, disse Jesus.
Quando alertado que sua fé não resistiria ao que estava por vir, Pedro afirmou que nunca abandonaria Jesus, mas o abandonou. Ele superestimou a fé que tinha, e nós muitas vezes fazemos o mesmo. O fato de você ter recebido com alegria a palavra de Deus não significa que a palavra tenha criado raízes em seu coração. Na parábola do semeador, a semente lançada em terreno pedregoso representa as pessoas que ouvem a palavra e, no momento, a recebem com alegria, mas, depois, quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam.
Ou seja, não podemos afirmar que a nosso fé seja genuína, a menos que ela tenha sido provada pelo fogo da adversidade. Você pode ter a fé mais espetaculosa do mundo, mas será que a sua fé resistiria ao teste da provação?
Você deve conhecer este diálogo:
— “Reparou em meu servo Jó?”, disse Deus. “Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”.
— “Será que Jó não tem razões para temer a Deus?”, respondeu Satanás. “Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face.”
O Senhor prova a nossa fé. Existe um provérbio, na bíblia que diz: “O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o Senhor prova o coração.” O apóstolo Pedro escreveu: “Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.” Se você fica surpreso com a provação, é porque não conhece a palavra de Deus. É porque não conhece a história dos homens de Deus, como Abraão, José, Jó, Davi e tantos outros.
Somos provados para que fique comprovado (muitas vezes, para nós mesmos) que a nossa fé é genuína. Somos provados porque a prova da nossa fé produz perseverança, fortalece a nossa musculatura e nos dá a resistência necessária para chegar até o fim. Somos provados, para que possamos ter experiências com Deus, e para que entendamos o quão grande e poderoso é o nosso Deus. Somos provados para que conheçamos os nossos verdadeiros amigos, aqueles que permanecem aos nosso lado durante as nossas provações.
O Senhor nos prova de muitas maneiras. Somos provados por Deus o tempo todo. Quando passamos necessidades. Quando em meio à abundância. Quando perdemos o que mais valorizamos. Quando em meio às turbulências. Quando Deus parece em silêncio. Quando nada faz sentido. Quando surgem os escândalos. Quando o mundo fica de cabeça pra baixo. Quando somos perseguidos. Quando Deus parece cruel. Quando parece ter nos abandonado. Quando os ímpios prosperam.
No final do ministério de Jesus, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo, porque se escandalizaram com as adversidades que estavam por vir. Enquanto os milagres estavam acontecendo, enquanto o vento soprava a favor, eles estavam ao lado de Jesus, mas o abandonaram no momento da adversidade. Jesus perguntou aos doze, talvez os únicos que sobraram: “Vocês também não querem ir?” Pedro lhe respondeu: “Para quem iremos, Senhor, se só tu tens palavras de vida eterna.”
Por que estes perseveraram, enquanto os outros desistiram? Por causa da fé. A fé verdadeira se revela em meio às provações. Ela não retrocede. “O meu justo viverá pela fé”, disse o Senhor. “E, se retroceder, não me agradarei dele.” Viver pela fé significa não recuar. Significa seguir em frente, apesar das adversidades. Significa não abandonar o Senhor, quando vier a perseguição. Significa não desistir nos momentos de turbulência.
O profeta Habacuque viveu em temos difíceis, de crise moral, política e social. Ele não entendia porque Deus não se manifestava, e tinha um monte de questionamentos no seu coração, mas no fim do seu livro ele escreveu: “Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu me alegrarei no Deus da minha salvação.” Isto é fé.
Jó perdeu tudo o que tinha. Perdeu seus filhos, sua saúde e suas posses, só não perdeu a sua fé em Deus. Sua própria mulher lhe disse: “Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!” Ele respondeu: “Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?” Em tudo isso Jó não pecou com seus lábios. Jó tinha motivos para abandonar a fé. Sentia-se injustiçado, abandonado e desesperado, mas ele perseverou. No meio da sua angústia, ele declarou uma das frases mais fortes sobre a fé: “Ainda que ele me mate, nele esperarei.”
Temos que perseverar na provação, não temos alternativa. Israel recuou, quando deveria avançar, e passou quarenta anos no deserto. O autor de Hebreus escreveu: “Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá, e não tardará.” O apóstolo Tiago escreveu: “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.”
Do que é feito a sua fé?
QUESTÕES PARA DEBATE
- Você conhece muitas pessoas que caminhavam na fé com você e que ficaram pelo caminho? Por que você acha que elas desistiram?
- Você já se sentiu provado(a), em alguma situação? No fim da provação, você se considerou aprovado ou reprovado?
- Você já pensou em desistir? Quando isso aconteceu, o que levou você a seguir em frente?
- Você percebeu alguma transformação em você, depois de passar por um período de provação? O que mudou em você?
Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.