Faça o melhor com o que você tem

December 4, 2015

A bíblia conta a parábola de um homem que confiou o seu dinheiro aos seus servos, distribuindo-o de acordo com a capacidade de cada um. Todos eles aplicaram o dinheiro e tiveram sucesso em dobrar a quantia recebida, todavia o que recebeu menos escondeu o dinheiro, porque teve medo de perdê-lo e não quis correr riscos. O que aquele homem não sabia é que, para alcançar o sucesso, é necessário correr riscos. Quem tem medo de perder o pouco que tem, não alcança os objetivos que deseja alcançar, e desagrada o seu Senhor. Quanto maior o objetivo, maiores os riscos.

É notável que o homem que escondeu o dinheiro tenha sido justamente o que recebeu menos, e não foi sem razão que ele recebeu menos. Ele recebeu menos, segundo a palavra, porque era o menos capacitado de todos. Na verdade, ele não recebeu pouco, ele recebeu exatamente o que a sua capacidade permitia receber. Tivesse ele investido o pouco dinheiro que tinha recebido, teria recebido uma quantidade maior para administrar, como aconteceu com todos os outros.

Ele não entendeu o princípio do aprendizado, segundo o qual a nossa capacidade aumenta, a medida que a exercitamos. Ele também não entendeu que ninguém começa de cima. Todos os que chegaram lá, começaram debaixo do mesmo jeito que nós, e foram subindo um degrau de cada vez. Ele fez pouco caso da quantia que recebeu, menosprezando a oportunidade que o senhor lhe deu, para crescer e encarar desafios maiores. Como consequência, perdeu o pouco que tinha. É o que acontece com quem não exercita a sua capacidade: a pessoa acaba por perdê-la e tem que começar tudo do zero outra vez.

Como aquele homem deveria ter agido? Ele deveria ter agido da mesma maneira que os outros, imitando o exemplo das pessoas que alcançaram o sucesso. E como foi que eles agiram? Eles foram fiéis no pouco. Se existe um segredo para o sucesso, é ser fiel nas pequenas coisas. Não existe diferença: quem é desonesto sobre o pouco, é desonesto sobre o muito e que é fiel sobre o pouco, também é fiel sobre o muito. Seja fiel com o que o Senhor colocou em suas mãos, e Ele te colocará sobre muito mais. Ser fiel, nesta parábola, significava fazer o melhor possível.


Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.