Na parábola do semeador, contada por Jesus, a palavra de Deus é comparada a uma semente e a pessoa que recebe a palavra é comparado ao solo que recebe a semente. Nesta parábola, Jesus nos apresenta três agentes externos, que tentam impedir que a semente cresça e dê frutos: os pássaros que comem as sementes, as pedras que não as permitem criar raízes e os espinhos que as sufocam. Hoje falaremos sobre as sementes que caíram à beira do caminho e as aves do céu as comeram.
Segundo Jesus, estas sementes que caíram à beira do caminho representam as pessoas que ouvem a palavra de Deus, e então vem o diabo e tira a palavra dos seus corações, para que não creiam. Notem que as aves não comeram as sementes que caiu nas pedras, nem as que caíram entre espinhos e muito menos as que caíram em boa terra. Elas comeram unicamente as sementes que caíram no caminho, porque no caminho as sementes não encontram profundidade e ficam na superfície a mercê das aves do céu.
O caminho se caracteriza pelo solo duro, decorrente da pisadura dos homens. Mas nem sempre foi assim. Em todo lugar onde há hoje um caminho, houve antes um terreno fértil e cheio de vida. Mas então alguém que queria chegar a algum lugar não tratou aquela terra fértil com cuidado, antes a usou como um meio para chegar aonde queria chegar, e, no processo, a pisoteou para chegar lá. Este solo duro representa as pessoas que estão desiludidas por causa de experiências negativas do passado, pessoas que já foram usadas por outras e depois descartadas, cujo coração se fechou para tudo e para todos, de uma tal forma que a palavra de Deus já não consegue encontrar abrigo.
Então vem o inimigo e tira a palavra do seu coração. Ele faz isso por meio de pensamentos do tipo “não se deixe enganar mais uma vez”, que as pessoas de coração endurecido aceitam com extrema facilidade, porque em nenhum momento a palavra de Deus foi bem recebida, ou encontrou profundidade em seu coração.Para impedir que o inimigo roube a palavra do seu coração, o melhor método não é apontar as suas armas para o inimigo. Você não vai conseguir espantar os pássaros com pedras, porque enquanto a semente estiver na superfície eles voltarão e comerão a sua semente.
O que você precisa fazer é transformar o solo duro do seu coração em um solo fértil, onde a semente possa encontrar profundidade. Você precisa abrir o seu coração e deixar a palavra de Deus entrar, para que ela possa produzir frutos na sua vida. Se você fizer isso, inimigo nenhum irá roubar a sua bênção. Você deve ter suas razões para ter um coração duro. Talvez pessoas tenham pisado em você, ou usado você para chegar a algum lugar, mas se você quiser deixar de ser um deserto infrutífero e viver um novo tempo de colheita, você terá que superar as decepções do seu passado e abrir o seu coração.
Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.