Procurar um(a) namorado(a) é procurar alguém com a intenção de casar. Qualquer outra coisa que você chame de namoro, beira a imoralidade à luz da bíblia. O conceito bíblico de casamento é o seguinte: o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher [por meio do sexo] e os dois serão uma só carne. A bíblia define o sexo como a união entre um homem e uma mulher, e isto diz muito sobre o que Deus pensa a este respeito. Não se trata da união apenas de dois corpos, mas de duas pessoas. É esse o significado de os dois se tornarem uma só carne. Ou seja, ambos se tornam praticamente uma única pessoa.
Sempre que o sexo ocorre, acontece esta ligação de duas pessoas em uma só carne. A bíblia diz, por exemplo, que quem se une com uma prostituta, torna-se uma só carne com ela. Por esta razão, você não pode fazer sexo com uma pessoa quando não a ama, ou quando não tem a certeza de que deseja passar o resto da vida com ela. O sexo se torna impuro e degradante quando o seu objetivo é apenas o prazer, e a outra pessoa não passa, para você, de um corpo bonito, de um pedaço de carne. Nesse momento você está expondo ao outro e a si mesmo a uma contradição que com certeza acarretará consequências profundas para a sua vida, e para a vida da pessoa com quem você transou.
Quando duas pessoas estão juntas, envolvidas emocionalmente, ainda que apenas namorando, é natural que desejem o sexo. A verdade é que, quanto mais se neguem mutuamente, maior se torna o desejo, de modo que muitos namoros se resumem em uma desgastante luta contra o desejo sexual, como se esse fosse o desejo de Deus para o namoro, ou como se na bíblia estivesse escrito: Deem uns beijinhos, uns amassos e, quando estiverem ardendo de desejo, mostrem como vocês são fortes e não façam sexo.
Esta forma de pensar está errada. Não é a vontade de Deus que nós resistamos ao desejo sexual. Pelo contrário, a sua vontade é que consumamos o sexo por meio do matrimônio. O que eu quero dizer é que um namoro longo está fadado ao fracasso na área sexual. O conselho da bíblia não é resistir, nem lutar contra o desejo, mas para fugir dele. Se ainda não é sua hora de casar, não namore nem fique com ninguém. Isto é o que a bíblia chama de imoralidade sexual. Por outro lado, se já estão namorando e não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois segundo Deus é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo.
Se você gosta tanto de sexo, case. Alegre-se com a esposa da sua juventude, disse o rei Salomão. Não tem nada de errado nisso. Que os seios de sua esposa sempre o fartem de prazer, e sempre o embriaguem os carinhos dela. Depois do casamento, você terá não apenas o direito de fazer sexo, mas também a obrigação. Segundo a bíblia, o marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher [deve fazer sexo com ela], e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.
O sexo é muito bom e necessário, mas ninguém deveria escolher um parceiro ou uma parceira com base apenas no relacionamento sexual. Só na lua de mel você vai passar mais tempo na cama, do que fora dela. No restante da vida, a maior parte do casamento acontecerá fora de uma cama, e, como diz o ditado, a beleza não se põe à mesa. De fato, a beleza é enganosa, diz a palavra de Deus, e a formosura é passageira. De que adianta ele ser lindo, se for violento? De que adianta você se casar com uma mulher linda, se ela for briguenta. Segundo a bíblia, uma esposa briguenta é como uma goteira constante. É melhor viver no deserto do que com ela.
Você não escolhe os pais que você tem, você não escolhe os seus irmãos, mas você pode escolher a pessoa com quem você vai se casar. Quem encontra uma esposa, segundo a bíblia, encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor. Só o Senhor pode nos dar uma cônjuge cheio de virtudes, mas isto não significa que nós não devamos buscar. Deus não mandou Rebeca para Isaque; Seu servo Eliezer teve que ir até onde haviam mulheres de Deus; ele teve que orar por uma direção de Deus; e por fim ele teve que fazer uma escolha. Existe alguém de Deus para você, mas você tem que fazer a sua parte e buscar. Quem procura acha, diz a palavra. Quem não procura, fica chupando o dedo, digo eu.
Se o cônjuge ideal vem do Senhor, então o primeiro lugar que você deve buscar é em Deus. Diga pra Deus as qualidades que você espera em uma esposa, ou em um esposo. Seja bem específico. Eu estava conversando com uma amiga, e ela me disse que tinha feito uma lista de qualidades, que o seu namorado deveria ter. Ele deveria ser lindo, deveria ser médico e deveria falar inglês fluente. Eu fiquei revoltado com a questão do inglês fluente. Eu lhe disse: “É mais fácil trabalhar em uma multinacional do que namorar com você.” Hoje ela está casada com um médico, pasmem. Se ele fala inglês fluente, eu não sei, mas deve falar, porque foi isso que ela pediu para Deus.
Com relação a este processo de escolha, eu gostaria de ressaltar que a bíblia diz que o homem se unirá a sua mulher, e não que a mulher se unirá ao seu homem. Isto significa que o homem deve ter a iniciativa no relacionamento, e não a mulher. É o homem que deve pedir a mulher em namoro; e é o homem que deve pedir a mulher em casamento. Normalmente, este é mais um problema do homem, do que da mulher, porque em geral as mulheres não gostam de homens sem iniciativa; e Deus também não gosta. Por isto, não espere até ela vir falar com você. Você é que tem que ir até ela e pedi-la em namoro.
Deixar pai e mãe é uma das condições para o casamento, segundo a palavra de Deus, e você só consegue deixar pai e mãe quando alcançar a sua independência de idade, emocional e financeira. Deixar pai e mãe significa, também, sair da casa dos pais, o que só é possível quando tivermos a nossa própria casa, ou, pelo menos, o dinheiro para alugar o nosso apartamento. Ninguém deve se casar, a menos que tenha as condições para fazê-lo. O conselho da bíblia para o homem é o seguinte: termine primeiro o seu trabalho a céu aberto; deixe pronta a sua lavoura. Depois constitua família. Ou seja, a independência financeira deve vir antes do casamento, e não depois. Tem adolescentes que estão preocupadas em namorar, quando deveriam estar preocupadas em estudar e ser bem sucedido profissionalmente. Tem jovens que abandonam os estudo, por causa de um namorado. Começam a namorar, e já não tem cabeça pra mais nada.
Pense bem, na hora de escolher a pessoa com a qual você vai se casar, porque o casamento é um caminho sem volta. Existe uma frase, que se popularizou por causa de uma música, que diz o seguinte a respeito dos relacionamentos: “Que seja eterno enquanto dure!” O que nós precisamos entender é que, ainda que muitos de nós vejam as coisas dessa maneira, Deus pensa de modo diferente. Para o Senhor é eterno, mesmo que acabe. A bíblia diz que a mulher está ligada a seu marido enquanto ele viver; e, em contrapartida, o homem está ligado à sua esposa enquanto ela viver. Só a morte é capaz de desfazer a união do casamento diante do Senhor.
O casamento é eterno, e não interessa se você se casou com o homem certo, ou com a mulher certa. Se você se casou com a pessoa errada, a escolha foi sua. O que resta agora é orar para que Deus a transforme na pessoa certa. Eu conheço casais que a cada discussão falam em separação, e a maioria acaba nem se separando. Queridos, o divórcio não é uma opção para o cristão. Tire a palavra “separação” do seu vocabulário. Enquanto vocês ficarem ameaçando um ao outro com separação, vocês estarão fugindo da responsabilidade de resolver o problema.
Alguns fariseus perguntaram para Jesus o que ele achava do divórcio. Jesus respondeu que, “no princípio da criação, Deus os fez homem e mulher”. “Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, não separe o homem. Quando estava em casa novamente, os discípulos interrogaram Jesus sobre o mesmo assunto. Ele respondeu: “Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério contra ela. E se ela se divorciar de seu marido e se casar com outro homem, estará cometendo adultério”.
“Eu odeio o divórcio”, disse o Senhor, por meio do profeta Malaquias.
Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.