Lança o teu pão sobre as águas

August 29, 2015

Lança o teu pão sobre as águas, diz o autor de Eclesiastes, porque depois de muitos dias você o achará. Os comentaristas bíblicos explicam que lançar o pão sobre as águas significa enviá-los em navios, para serem comercializados em um porto distante. Quanto maior a recompensa, maior o tempo de espera. De fato, as maiores recompensas não são nesta vida. Poderá levar meses ou anos para os navios voltarem com o galardão, mas quando eles chegarem, a tua fé e a tua paciência serão ricamente recompensadas.

O melhor que podemos fazer, diz o pregador, é repartir o que temos com sete, até mesmo com oito, porque não sabemos que desgraça poderá cair sobre a terra. Ou seja, devemos diversificar nosso investimento. Devemos enviar nosso pão em mais de um navio, e para mais de um porto, porque, fazendo isto, a nossa chance de êxito será maior. Desgraças ocorrem o tempo todo nesta terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Quer fazer um investimento seguro? Acumule para você um tesouro no céu, onde não tem ladrão, nem traça e nem ferrugem.

Quando as nuvens estão cheias de água, diz o pregador, elas derramam chuva sobre a terra. Ou seja, uma coisa leva a outra. É a lei da causa e consequência. Nuvens vazias não produzem chuva, da mesma forma que campos que não forem semeados não produzem colheitas. Se você não investir no seu futuro, você não chegará a lugar nenhum. Investir no futuro significa sacrificar algo que você poderia aproveitar hoje, quer seja seu tempo, seu dinheiro ou sua vida.

É triste que a maioria de nós prefira comer o pão, em vez de lançá-lo sobre as águas. Quando o seu navio voltar vazio, você não poderá reclamar. Quer uma árvore caia para o sul quer para o norte, onde cair ficará, disse o pregador. Ou seja, você não poderá voltar no tempo, para mudar as suas escolhas. Você terá que conviver com elas, para sempre.

O velho pregador continua com seus conselhos sábios: quem fica observando o vento não plantará, ele diz, e quem fica olhando para as nuvens não colherá. Em outras palavras, não devemos ficar esperando pelas condições ideais, porque elas nunca virão. O céu nunca estará calmo o suficiente e nunca vai parecer a hora certa. O homem que fica olhando as circunstâncias, nunca chegará a lugar nenhum. Quem procura sempre encontra uma desculpa para não fazer nada.Todo empreendedor é um homem de fé.

Lançar o pão depende de você, mas o que acontece depois foge do seu alcance. Você não controla o curso das águas, não controla a chuva e não controla o destino; é Deus quem controla as circunstâncias. Muitas vezes, você chegará ao seu destino por uma rota inversa da que você tinha planejado. Lembre-se que os caminhos de Deus não são os nossos caminhos. A este respeito, o velho pregador diz o seguinte: assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado no ventre de uma mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas.

Lance o teu pão sobre as águas, e simplesmente confie, fique tranquilo e descanse em Deus. Plante de manhã a sua semente, diz o pregador, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas.

A vida é uma aventura de fé, e cada um de nós é como um comerciante, investindo o dia de hoje naquilo que trará dividendos amanhã. Isto não significa que você deva sacrificar o hoje por completo, como aquelas pessoas que só sabem trabalhar, e que só pensam no futuro. A luz é agradável, é bom ver o sol, diz o pregador, e por mais que um homem viva, deve desfrutar sua vida toda. Preste atenção ao que está a sua volta, veja a joaninha que caminha em uma folha, admire os ipês quando estiverem floridos, aproveite a sua mãe, o seu pai, os seus filhos, porque existem coisas que você só pode aproveitar hoje.

Se você tiver a oportunidade de ser feliz, aproveite, porque nesta vida nem tudo são flores. Lembre-se dos dias de trevas, pois serão muitos. É o que diz o pregador. Você terá fracassos, ficará velho e verá morrer pessoas que você ama; e você não estará preparado. Será um absurdo! Não se iluda com esta vida, não se deslumbre, porque aqui tudo é vaidade. Tudo o que está para vir não faz sentido. O sucesso não será tão doce como você imagina. No final, talvez você chegue à mesma conclusão do pregador: Esta vida não vale à pena.

Como uma espécie de prêmio de consolação, o pregador recomenda: Jovem, alegre-se na sua mocidade! Aproveite bem a sua juventude. Esta é a melhor fase da sua vida, por isso permita que o seu coração seja feliz. Siga por onde seu coração mandar, corra atrás dos seus sonhos e viva intensamente. Siga até onde a sua vista alcançar. Viaje, conheça os lugares que você sonha conhecer. Divirta-se com seus amigos, curta a vida, mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento. Este é um lembrete de que as suas ações tem consequências, nesta vida, e na vida eterna. Por isso, não seja inconsequente. Não haja como se você fosse indestrutível, ou como se Jesus não fosse voltar. Lembre-se de que a juventude e o vigor são passageiros.

Portanto, diz o pregador, afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo. Cuide bem do seu joelho, porque você ainda vai precisar muito dele. Escove os dentes do jeito certo, passe protetor solar, cuide da sua alimentação, pratique atividades físicas, mas acima de tudo fique longe do pecado, porque as consequências do pecado ultrapassam esta vida. Ame o seu próximo, seja um pescador de homens, faça o bem a quem precisar, faça a diferença na vida de alguém. Essas pequenas escolhas fazem toda a diferença, e se você não se cuidar, um dia a conta vai chegar.

De todos os conselhos do pregador, este é o que fará a maior diferença na sua vida: lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles”. Serve a Deus com o vigor da tua mocidade. A juventude é o momento certo para você se lembrar de Deus. Ofereça ao Senhor o melhor dos teus anos; dê o que você tem de melhor para o Senhor. Nada agrada mais ao Senhor do que as primícias, e os anos da juventude são os primeiros anos da sua vida adulta.

Já dizia o poeta Alexander Pope:

“Quando os homens se tornam virtuosos na idade avançada, eles somente fazem a Deus um sacrifício daquilo que o diabo deixou”.

Gostaria de recomendar meu livro, um romance emocionante e divertido com pano de fundo cristão, que aborda questões como relacionamento pais e filhos, primeiro amor e segundas chances.